Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Calcular porcentagem sem variar dimensão

Boa tarde, tenho uma dúvida e não sei como resolver.

Estou criando uma tabela simples, onde tenho um campo de Segmento de Cliente por estado, gostaria de calcular a porcentagem que a quantidade de clientes por segmento representa dentro da quantidade total de cada estado.

Exemplo: DF possui 2 clientes no Segmento Alimentar, e o total de clientes em DF é 2096, gostaria de fazer a divisão 2/2096, quando filtro a filial DF funciona, porém, quando tiro o filtro a tabela soma a quantidade total de clientes e não divide por 2096.

Quando filtro a filial fica correto, conforme abaixo:

Tabela1.png

Porém, quando tiro o filtro de estado fica conforme abaixo, porém gostaria que continuasse aparecendo pra DF 2096, pra ES a quantidade de ES, MG....

Tabela2.png

Para fazer o cálculo estou usando a seguinte expressão: =COUNT(COD_CLIENTE)/Sum(Aggr(Count({<SEGMENTACAO=>}COD_CLIENTE),COD_UF))

Poderiam me ajudar?

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
joao_sp_campina
Creator II
Creator II

Karina,

Veja se expressão funciona no seu modelo:

COUNT(COD_CLIENTE)

/COUNT(TOTAL <SEGMENTACAO>{<COD_UF=>}COD_CLIENTE)

Att,

     João Carlos Ferreira

View solution in original post

9 Replies
nicolett_yuri

Karina, o ideal é você fazer esse calculo em combinação da função Total.

Por exemplo: para pegar o total de clientes por UF, faça: COUNT(TOTAL <COF_UF> COD_CLIENTE)

para pegar o total de clientes geral, faça: COUNT(TOTAL COD_CLIENTE)

Basicamente sua conta ficaria:

COUNT(COD_CLIENTE) / COUNT(TOTAL <COF_UF> COD_CLIENTE)

Not applicable
Author

Oi Yuri, obrigada pela resposta, mas havia tentado fazer assim e o resultado foi o mesmo. =/

nicolett_yuri

Poste um qvw de exemplo

paulovendruscol
Creator
Creator

Karina,

Qual a expressão da coluna(=cod_cliente)? Está aplicando count(cod_cliente) ou dependendo dos dados da sua tabela o sum()?

joao_sp_campina
Creator II
Creator II

Karina,

Veja se expressão funciona no seu modelo:

COUNT(COD_CLIENTE)

/COUNT(TOTAL <SEGMENTACAO>{<COD_UF=>}COD_CLIENTE)

Att,

     João Carlos Ferreira

Not applicable
Author

Oi João Carlos, a expressão funcionaria se eu fosse calcular em cima do total de todos os estados, porém quero a porcentagem calculada em cima da quantidade de cada estado.

Not applicable
Author

O cod_cliente é uma coluna da tabela dim_cliente, não tem expressão nenhuma em cima dela.

Not applicable
Author

João Carlos,

Consegui utilizando sua expressão como espelho, ficou assim:

=COUNT(COD_CLIENTE)/COUNT(TOTAL <COD_UF>{<SEGMENTACAO=>}COD_CLIENTE)

Obrigada!

Not applicable
Author

Estou com um problema parecido com Qlik Sense. preciso adicionar a porsentagem de respostas por filial em um período, detro jsPivotTable. Estou enviando QVF em anexo..