Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Variáveis em Espressões

Boa tarde!

Pessoal, tenho expressões onde preciso selecionar o cliente do qual quero trazer as informações. Entretanto, tenho vários gráficos e tenho então várias expressões, para trocar o código quando copie e colo para outro cliente, praticamente uma para cada gráfico, como estas:

Count({<Cd_cliente={[000107]}>} Cd_numero_os)

sum({<Cd_cliente={000107},USE_Cd_atividade={LOCAL,REMOTO,LABORATORIO}>} Quantidade)/24

aggr( only({<Cd_cliente={000107}>} Cd_numero_os),Cd_numero_os)

Gostaria de saber se consigo trocar o código que aparece entre (000107)  por uma variável que eu possa setar em algum lugar  e que ela assumisse essa variável como verdadeira. ficaria mais ou menos assim :

$variável=000107

Count({<Cd_cliente={[$variável]}>} Cd_numero_os)

sum({<Cd_cliente={[$variável]},USE_Cd_atividade={LOCAL,REMOTO,LABORATORIO}>} Quantidade)/24

aggr( only({<Cd_cliente={[$variável]}>} Cd_numero_os),Cd_numero_os)

Abraço a todos e ótima tarde.

16 Replies
nicolett_yuri

Eu acredito que você possa criar uma sessão de acesso para resolver isso, fazendo a redução de dados por cliente

Not applicable
Author

hum.. blz, é neste caso da variável, ele não vai ter opção de trocar, eu mesmo crio a pasta e mudo esta variável. A questão que eu não entendi é onde criar esta variável, é la no editor de carga de dados, é no próprio aplicativo. Está esta sendo minha dificuldade.

Tenho árias funções como estas:

Count({<Cd_cliente={[variável1]}>} Cd_numero_os)

sum({<Cd_cliente={variável1},USE_Cd_atividade={LOCAL,REMOTO,LABORATORIO}>} Quantidade)/24

aggr( only({<Cd_cliente={variável1}>} Cd_numero_os),Cd_numero_os)

em vários gráficos, e quero que, quanto eu trocar o valor da "variável1" ele aplique para todos os locais que tem esta variável.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Concordo com o Yuri. O mais pratico seria um section access com redução de dados.

De: Filipe Mattos Kuhn

Enviada em: terça-feira, 7 de julho de 2015 16:26

Para: Alessandro Furtado

Assunto: Re: - Variáveis em Espressões

<https://community.qlik.com/?et=watches.email.thread> Qlik Community

Variáveis em Espressões

resposta de Filipe Mattos Kuhn <https://community.qlik.com/people/filipemk?et=watches.email.thread> em Qlik Brasil - Visualize a discussão completa <https://community.qlik.com/message/816129?et=watches.email.thread#816129>

furtado@farolbi.com.br
nicolett_yuri

Para criar a variável: Dentro do QVW -> Configuração -> Visão geral das variáveis e adicione uma nova variável.

Se preferir pelo script:

SET vNomeVariavel = 101010101;

Not applicable
Author

Obrigado Renato, exatamente o que eu precisava. Os outros amigos tbm responderam semelhantemente.

Só complementando para outros pouco entendidos no QLIK como eu, o local onde definir a variável é no Carregamento dos dados.

No meu caso:

Set vclient=$(=000087);

as expressões ficaram assim:

aggr( only({<Cd_cliente={"$(vclient)"}>} Nome_completo),Nome_completo)

sum({<Cd_cliente={"$(vclient)"},USE_Cd_atividade={LOCAL,REMOTO,LABORATORIO}>} Quantidade)/24

Not applicable
Author

Valeu Yuri, o meu é o Sense... ficou assim

Em uma das sessões que tenho de carregamento de dados:

Set vclient=$(=000107);

E as expressões ficaram assim:

aggr( only({<Cd_cliente={"$(vclient)"}>} Nome_completo),Nome_completo)

sum({<Cd_cliente={"$(vclient)"},USE_Cd_atividade={LOCAL,REMOTO,LABORATORIO}>} Quantidade)/24

Agora sim ficou fácil, todas as expressões eu posso trocar de uma vez só, e eles matem as características que eu disse que preciso.

Mas gostaria de ler mais sobre a dica que vc me mandou. Vou procurar !

Not applicable
Author

Obrigado Alessandro!!! Muito obrigado pelas dicas. Utilizei tbm!

Abraço!