Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
paulomulato
Creator
Creator

Contagem Clientes Semana Ano

Senhores, atualmente faço em excel um relatório em que contabilizo a quantidade media de clientes únicos atendidos por semana no mes considerando as semanas completas, ou seja para cada mes considero as semanas sempre com sete dias, logo se para a primeira ou a ultima semana do mes faltarem dias, completo como os dias do mes anterior ou do mes posterior, é o que chamamos de semana ano, o resultado obtido para cada semana é somado e dividos pelo total de semanas do mes, gostaria que os senhores me orientassem qual forma devo fazer esse calculo no qlikview, lembrando que preciso mostrar o resultado de varios meses seja em uma tabela ou em um grafico, obrigado.

Abaixo como exemplo utilizei o mes de Julho em que para considerar as semanas completas, considerei o dia 31 do mes de Junho e os dias 01, 02, 03, 04 do mes de Agosto.

julho.jpg

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Paulo,

segue

Ver o total da semana 28.   Nao são todos os clientes e sim ÚNICOS.

2015-07-19 23_13_38-QlikView x64 - [C__Furtado_Qlik_QlikView_Demos_Community_Criar Calendario Semana.png

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

7 Replies
nicolett_yuri

Paulo, no seu calendário, tente o seu seguinte código (Script)

Date(

  if(

  Month(WeekStart(DATE)) <> Month(DATE),

  MonthStart(DATE),

  WeekStart(DATE)

  ), 'DD/MM/YYYY'

)

  as INICIO_SEMANA,

Date(

  if(

  Month(WeekEnd(DATE)) <> Month(DATE),

  MonthEnd(DATE),

  WeekEnd(DATE)

  ), 'DD/MM/YYYY'

) as TERMINO_SEMANA, 

nicolett_yuri

Funcionou Paulo?

paulomulato
Creator
Creator
Author

Yuri ainda nao testei, mas dando uma olhada por cima fiquei com duvdas, voce poderai me explicar o que realmente  o codigo faz???

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Paulo, boa noite.

segue um modelo do calendario.

No exemplo abaixo estou selecionando o mes de Julho com os dias das semanas conforme voce falou. Tem uma diferenca entre as datas da semana 27, e vendo outros calendarios, os dias da semana 27 batem...

vercalendario.info/pt/imprimir-semana-27-2015.html#notas=

2015-07-19 18_45_17-QlikView x64 - [C__Furtado_Qlik_QlikView_Demos_Community_Criar Calendario Semana.png

Neste outro exemplo, seleciono o mes de Julho mas no formato tradicional...

2015-07-19 19_10_21-QlikView x64 - [C__Furtado_Qlik_QlikView_Demos_Community_Criar Calendario Semana.png

\ou selecionar pela semana....

2015-07-19 19_10_46-QlikView x64 - [C__Furtado_Qlik_QlikView_Demos_Community_Criar Calendario Semana.png

furtado@farolbi.com.br
paulomulato
Creator
Creator
Author

Alessandro estamos quase la, me fala como faria um count distinct de clientes por semana considerando o mes semana, somar o total das semanas e depois dividir pelo total de semanas do mes.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Paulo,

segue

Ver o total da semana 28.   Nao são todos os clientes e sim ÚNICOS.

2015-07-19 23_13_38-QlikView x64 - [C__Furtado_Qlik_QlikView_Demos_Community_Criar Calendario Semana.png

furtado@farolbi.com.br
nicolett_yuri

Paulo, meu código vai criar o campo de semana da forma que deseja, depois basta utiliza-lo em suas contas para obter o resultado esperado