Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
joao_sp_campina
Creator II
Creator II

Maior Frequencia com maior Quantidade de Itens

Bom dia Pessoal,

Segue uma dúvida que está dando um pouquinho de trabalho.

Tenho uma tabela dinâmica com a Quantidade de Itens Vendidos por Produto. Preciso mostrar uma coluna com a quantidade de maior frequência, ou seja, qual quantidade de Itens apareceu com maior frequência por Produto.

Segue exemplo 1:

DimensãoQuant/ItensFrequencia
Produto 1104
Produto 1125
Produto 154
Produto 162

Neste exemplo vocês poderão observar que segunda linha tem a maior frequência. Consigo fazer este cálculo usando a função MODE do qlikview na expressão.

Minha dúvida é a seguinte: Quando aparece mais de uma linha com a maior frequência, está retornando nulo. Neste caso eu quero mostrar a linha de maior Quantidade.

Veja o exemplo 2:

DimensãoQuant/ItensFrequencia
Produto 1104
Produto 112 deve considerar este5
Produto 155
Produto 162

As linhas 2 e 3 são as maiores frequências. Deve ser considerado a linha 2 por ter a maior quantidade.

Alguém poderia me ajudar, por favor.

Desde já agradeço,

João Carlos Ferreira.

1 Solution

Accepted Solutions
18 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Ferreira,

poderia disponibilizar um modelo exemplo para ajudar?

furtado@farolbi.com.br
joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Alessandro boa tarde,

Segue o qvw com o modelo da minha duvida. Você poderá observar na tabela dinâmica que aparecerá apenas o Produto A com a quantidade vendida 3. Pois é o valor de maior frequência no produto A. Os produtos B e C deram empates de frequência por quantidade vendida,  devido a isso  não carrega na tabela.

João Carlos Ferreira

nicolett_yuri

Faltou o QVW

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Agora foi.

João Carlos Ferreira

nicolett_yuri

Você quer calcular a frequência da chave Produto&Quantidade ?

nicolett_yuri

No exemplo que você mandou você pode fazer da seguinte forma:

if( IsNull(mode(Quant_vendida)), MAX(Quant_vendida), mode(Quant_vendida))

Caso o produto não tenha nenhuma repetição de valor, então pega o maior valor vendido, senão pega o valor que tenha mais repetição.

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Yuri,

A ideia é mostrar valor de quantidade vendida de maior frequência na tabela dinâmica. Porem quando aparece dois valores ou mais de quantidade vendida com maior frequência, o cálculo apresenta valor nulo. Quando acontecer isto eu quero que mostre o valor de maior quantidade vendida dentre os de maiores frequência.

João Carlos Ferreira

nicolett_yuri

Entendi,

a função Mode ou RangeMode vai resultar Nulo quando ocorrer dois casos iguais, desta forma você terá que fazer a sua conta por COUNT para identificar a frequencia

nicolett_yuri

Consegui fazer dessa forma:

if( IsNull(mode(Quant_vendida)), FirstSortedValue(Quant_vendida, AGGR(COUNT(CHAVE),Quant_vendida)), mode(Quant_vendida))

Sendo que CHAVE é um campo criado no script com a união do Produto e Quat_Vendida.