Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Recarga por linha de comando com Section Access

Bom dia pessoal, hoje a pergunta é simples:

É possível fazer recarga na versão desktop, via linha de comando, em um arquivo com section access.

Quando mando recarregar abre a tela para inserir usuário e senha, será que é possível passar como parametro o usuário e senha para o QV?

Verifiquei no Manual de Referencia e não fala nada sobre este tipo de parâmetro.

16 Replies
nicolett_yuri

Anderson, no batch ele só aguarda a finalização do arquivo quando você utiliza o /wait

caso contrário ele sai executando os comandos e você pode usar a função sleep ou wait para aguardar alguns segundos.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Pessoal,

  Creio que existe um jeito mais simples de resolver isto que é usar a autenticação integrada do windows.

  A section access permite a autenticação integrada com windows. Crie a tabela de usuários na section access usando a coluna NTNAME, nesta coluna você informa o usuário de rede que vai rodar a bat. Este usuário pode ser do dominio ou uma conta local do servidor (neste caso o dominio é o nome do servidor). Este usuário deve ser informado no formato "dominio\login".

  Caso você use uma autenticação mista (usuario local e Autenticação Integrada),   existe um detalhe importante a observar na construção da tabela de acesso que é o uso do asterisco para preencher as colunas não utilizadas.

  Segue exemplo:

Section Access;

LOAD * INLINE [

    ACCESS, USERID, PASSWORD, NTNAME

    ADMIN, JOAO, 1234, *

    ADMIN, *, *, DOMINIO\CARLOS

    USER, MARIA, 12345, *

];

Section Application;

Desta forma, se eu logar  no desktop ou rodar a bat no scheduler do windows fazendo login com a conta  DOMINIO\CARLOS, o qlikview não vai pedir usuário e senha para rodar a recarga via bat.

Abraço,

Pablo Labbe

cesarc2sistemas
Contributor III
Contributor III

Bom dia Yuri!

Encontrei este post, e acredite ou não, mais de um ano depois eu me deparei com o mesmo problema.

Esta empresa ainda executa o qlik via desktop, e eu não gostaria de permitir que os usuário de nível USER tivessem autorização para salvar as consultas. Para isso preciso que um usuário ADMIN recarregue as consultas e possa salvar após a recarga.

O bat em anexo funciona perfeitamente quando executado manualmente, é possível "ver" o qlik abrindo e recebendo os comandos do sendkey, porém ao executar através do agendador do Windows, não funciona, o processo qv.exe é executado mas fica pendente sem nada ocorrer.

Você teria alguma dica?

Obrigado

nicolett_yuri

Cesar, o SendKeys funciona na interface GUI, ou seja, o processo precisa ser executado em primeiro plano (aparecer a execução) para funcionar. Quando você executa a tarefa pelo WIndows Scheduler, ela é executada em segundo plano.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Cesar,

  Se este cliente tem o qlikview server, a recarga da app deveria ser executada pela console do servidor e não por uma BAT.

cesarc2sistemas
Contributor III
Contributor III

Olá Pablo!

É que esse cliente ainda roda na versão 9, e segundo ele: "Não quero e nem vou atualizar o qlik, pois o que tem me atende"; ainda mais nesses tempos de crise, imagine rs.

Está atualizando desde os primórdios via bat, e eu não queria permitir que os usuários (USER) salvassem as consulta quando perguntado, para não estragar o que foi construído.

Se executar a recarga via bat ela faz porém não salva pois não vai permitir.

Testei a sua solução usando o NTNAME que você sugeriu neste post, mas também não funcionou.

Obrigado

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Mesmo com o server na versão 9 é possível de fazer a recarga. A não ser que ele não tenha o server.