Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dúvida Set Analysis Dinâmico

Boa tarde experts!

Estou com um grande problema e nem sei por onde começar a solução.

Criei uma tabela simples e nela criei uma expressão de nome "Grupo GAP" que classifica os valores em 3 grupos (1, 2 e 3). Conforme imagem abaixo.

erro.png

Agora preciso criar um objeto de texto que sumariza os valores do "Grupo GAP".

Ex: Grupo 1 - (Somatória do Grupo GAP 1) / (Somatória do GAP). [616,7] / [2094,6] = 29,4%.

Obrigado.

Adicionei um QVW com os dados. Mensagem editada por: Bruno Passos

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Resolvi, mas não sei se da melhor forma, pois não conheço o seu projeto...

Criei duas variáveis:

vGapRank1 e vGapRank2

Essas variáveis vão identificar o Nome do Gerente que esta com o Rank 1 (vGapRank1) e com o Rank 2 (vGapRank2).

Para cria-las, utilizei a sua expressão do GAP em conjunto da função FirstSortedValue.


Para descobrir o total do gap, fiz a mesma conta que você faz do GAP, porém utilizando o AGGR pelo Gerente (imagine que o AGGR vai fazer um GROUP BY virtual para calcular a mesma expressão como se estivéssemos em uma tabela com a dimensão do Gerente)


Feito isso, apenas fiz a divisão de uma pela outra.

Veja o anexo

View solution in original post

4 Replies
nicolett_yuri

Bruno, você precisa descrever as suas expressões para podermos te ajudar com essa nova expressão.

Se possível forneça um qvw de exemplo

nicolett_yuri

Resolvi, mas não sei se da melhor forma, pois não conheço o seu projeto...

Criei duas variáveis:

vGapRank1 e vGapRank2

Essas variáveis vão identificar o Nome do Gerente que esta com o Rank 1 (vGapRank1) e com o Rank 2 (vGapRank2).

Para cria-las, utilizei a sua expressão do GAP em conjunto da função FirstSortedValue.


Para descobrir o total do gap, fiz a mesma conta que você faz do GAP, porém utilizando o AGGR pelo Gerente (imagine que o AGGR vai fazer um GROUP BY virtual para calcular a mesma expressão como se estivéssemos em uma tabela com a dimensão do Gerente)


Feito isso, apenas fiz a divisão de uma pela outra.

Veja o anexo

Not applicable
Author

Obrigado pela ajuda.

Para essa solução com 10 gerentes é até viável criar as 10 variáveis para buscar o nome e popular os cálculos. Mais estive pensando em uma nova visão com mais de 100 opções, ficaria impossível criar e dar manutenção nisso.

Estou pensando em outra forma de obter dinamicamente os valores para popular os filtros.

Abraços.

nicolett_yuri

Mas como eu te disse, talvez seja necessário estudar melhor suas expressões para conseguir identificar uma outra forma de solução.

Ideias: Já tentou retornar esses números via script? O cálculo no script ficaria complexo, mas o resultado poderia te ajudar.