Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
kettyterra
Creator
Creator

Classificação Mês

Pessoal..oi

Estou com seguinte caso:

Eu tenho uma campo em uma tabela que eu preciso transformar para poder criar a data certinho, pois ele está em formato texto.

Fiz a expressao certinho e tal..e  tá ok..

Mas quando eu uso o mês em um gráfico por exemplo..ele nao consegue me mostrar na sequencia logica de mes>: jan, fev, mar..etc..

Ja mudei em classificação, mas nao consigo ...me ajudem..

Vejam:

MIC3775 - Conexão de Área de Trabalho Remota_2.jpg

MIC3775 - Conexão de Área de Trabalho Remota.jpg

MIC3775 - Conexão de Área de Trabalho Remota_3.jpg

Obrigada

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Da forma que você criou esse campo de Mês esta como Texto e ele não vai conseguir a ordenação correta mesmo (você pode alterar a expressão da classificação para isso).

Ou você altera a sua lógica para retornar essa coluna como uma data (Melhor Opção!!!!!) ou então deixa o campo como esta e altere a classificação de sua tabela para Expressão: Match(Mês, 'Jan', 'Fev', 'Mar', 'Abr').

Para transformar esse campo em Mês, nos envie um modelo de como esta o seu campo origem

View solution in original post

4 Replies
nicolett_yuri

Da forma que você criou esse campo de Mês esta como Texto e ele não vai conseguir a ordenação correta mesmo (você pode alterar a expressão da classificação para isso).

Ou você altera a sua lógica para retornar essa coluna como uma data (Melhor Opção!!!!!) ou então deixa o campo como esta e altere a classificação de sua tabela para Expressão: Match(Mês, 'Jan', 'Fev', 'Mar', 'Abr').

Para transformar esse campo em Mês, nos envie um modelo de como esta o seu campo origem

EduardoAlexandredeFrancisco

Umas das formas que vc pode fazer é :

Na parte de classificação, habilite apenas expressão e coloque o seguinte item:

=Pick(Match(MID(DATE(TODAY(),'YYYYMMDD'),5,2),'01','02','03','04','05','06','07','08','09','10','11','12'),

01,02,03,04,05,06,07,08,09,10,11,12)

No seu caso o Today e a formatação vc alteração pelo seu TQN_dt abastec.

kettyterra
Creator
Creator
Author

Yuri

Noa tinha me atendado que estava criando texto,

Agora fiz certo:

Month(MakeDate(Left([TQN_Dt. Abastec.],4),Mid([TQN_Dt. Abastec.],5,2),Right([TQN_Dt. Abastec.],2)))

Obrigada

kettyterra
Creator
Creator
Author

Obrigada, Eduardo.

Eu testei assim tbm..:)