Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Cálculo com variável

Olá a Todos

Estou com a seguinte situação.

Preciso efetuar o cálculo de comissão de alguns gerentes

O cálculo é o seguinte 'Total do Faturado' * '% de Comissao'

A % de Comissão é a seguinte:

- Se o código do cargo for A ou B o valor é X, senão é Y

E eu não estou conseguindo implementar essa regra.

Poderiam me ajudar?

Obirgado

1 Solution

Accepted Solutions
Not applicable
Author

Olá a Todos.

Consegui fazer da seguinte forma.

Criei uma váriavel "vRegraComissionamento".

O valor dela é: =if((codCargo='1' or codCargo='2'),0.0019,0.003)

Pq foi justamento o que o Caique falou, eu tenho uma lista de cargos, mas a comissão tem somente duas variações. Então eu tratei pelo conjunto delas e não de forma encadeada.

E na tabela onde eu apresento a variável só faço a multiplicação do valor do faturamento (SUM) com a variável.

View solution in original post

5 Replies
Caique_Zaniolo
Employee
Employee

Não sei se você está tentando fazer isso no próprio objeto. Mas é mais prático fazer o cálculo no script de carga, no nível mais baixo da informação (pra poder explorar o drill down depois).

Tente algo como:

[Valor Venda] * if(Cargo = 'A' OR Cargo = 'B', 0.15, 0.10) AS Comissão

Claro que pra isso tanto [Valor Venda] como [Cargo] precisam estar na mesma tabela.

Abraços

Not applicable
Author

Acredito que não poderia usar o OR dentro da expressão, pois em ambos os casos 'A' ou 'B' retornaria o valor de X (0.15 no exemplo).

Ex.:

[Valor Venda] * IF(Cargo = 'A', 0.15, IF(Cargo = 'B', 0.10) )

Caique_Zaniolo
Employee
Employee

Eduardo,

na verdade não. Pelo que ele falou se o cargo for A ou B o valor é X, senão Y. Neste caso precisa ser um OR mesmo, como eu informei no post anterior.

Ele deve ter vários Cargos (A, B, C, D, etc).. para A ou B o valor é X para o restante é Y.

Abraço

[ Desculpe mas tive que editar porque cliquei em post antes de terminar de escrever. Stick out tongue ]

Not applicable
Author

Olá a Todos.

Consegui fazer da seguinte forma.

Criei uma váriavel "vRegraComissionamento".

O valor dela é: =if((codCargo='1' or codCargo='2'),0.0019,0.003)

Pq foi justamento o que o Caique falou, eu tenho uma lista de cargos, mas a comissão tem somente duas variações. Então eu tratei pelo conjunto delas e não de forma encadeada.

E na tabela onde eu apresento a variável só faço a multiplicação do valor do faturamento (SUM) com a variável.

Not applicable
Author

Eu tinha entendi errado mesmo, achei que se fosse A era um valor e se fosse B seria outro rs.

Abraços!