Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
andre_tonini
Creator II
Creator II

Cálculo da Média Meses

Pessoal,

         Preciso elaborar uma análise que me diga qual é a Média de Faturamento por veículo durante o ano, hoje venho utilizando na expressão a soma dos faturamentos por mês e divido pelo número de meses que aquele veículo teve faturamento, dá certo mas dependente sempre de mim para realizar manutenção na expressão a cada mês.

         Existe uma forma de tratar na expressão como cito abaixo, observe que o primeiro veículo teve Faturamento apenas nos meses de Janeiro > Abril > Maio > Junho e Julho portanto nesse cálculo considero a soma ( R$ 100.137,80) e divido pelos 5 meses que tiveram faturamento, resultado como média R$ 20.027,56.

111.jpg

          Caso possam me ajudar desde já agradeço.

att,

André Tonini

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
paulovendruscol
Creator
Creator

A expressão abaixo deve funcionar:

sum(valor)/count({$< valor-={0}>}mes)

View solution in original post

8 Replies
nicolett_yuri

André, envie um modelo de seus dados

paulovendruscol
Creator
Creator

A expressão abaixo deve funcionar:

sum(valor)/count({$< valor-={0}>}mes)

vinafidalgo
Partner - Creator
Partner - Creator

Concordo com o Paulo Vendruscolo, desta forma a contagem dos meses será somente onde existe valor.

A expressão ficará dinâmica e não precisará mais de manutenção por sua parte.

joao_sp_campina
Creator II
Creator II

Andre,

Faz a expressão desta maneira, veja se funciona,

sum(valor_faturamento) / getpossiblecount(Mes)

João Carlos Ferreira

nicolett_yuri

Não pode ser dessa forma Paulo, o cálculo deve considerar o somatório das vendas.

Andre_Tonini

Seria mais ou menos dessa forma:

sum(valor)/if( sum(valor)>0, Count(Distinct mes))



Dependendo de como esta a modelagem de seus dados será necessário a utilização de AGGR.

paulovendruscol
Creator
Creator

Yuri,

Me desculpe, porém, sua afirmação não procede, pois a expressão que postei faz a soma das vendas sum(valor) e divide apenas por valores(meses) diferentes de 0 count({$< valor-={0}>}mes)

Agora a expressão que você postou ,a principio vai dividir por 7 (numero de meses).

sua expressão: sum(valor)/if( sum(valor)>0, Count(Distinct mes))

nicolett_yuri

Paulo, veja o exemplo para você entender

paulovendruscol
Creator
Creator

Yuri,

No QVW que você disponibilizou a expressão que disponibilizei não vai funcionar mesmo, pois você criou uma tabela que contém registros negativos (campo VALOR) e data repetidas e etc...a expressão que disponibilizei vai funcionar somente se não tiver registros negativos(para dados repetidos é necessário incluir o distinct)...como estamos falando de receita(+)

Resumindo: Funciona? Funciona, porém, vai depender da regra de negócio.