Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Como dividir um valor composto de um campo em dois valores simples?

Boa tarde,

sou iniciante no que se refere a QlikView....

Espero que possam me ajudar

Tenho um campo Chamado ID e um campo chamado valor, só que este campo valor possui dois valores, separado por virgula, e eu gostaria de separá-los, sem ter que duplicar meu valor do campo ID e atribuir um valor separado à eles.

Sem título.png

Basicamente quero separar os valores A e B, para que sejam distintos, porém, ligados à chave 1.

Desde já grato, abraços!

1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Tiago,

desta forma vai funcionar com 2 ou 6....

Tabela:

LOAD

  CHAVE,

  VALOR as VALOR_ORIGINAL,

  SubField(VALOR, ',')   as VALOR

INLINE [

CHAVE, VALOR

1, "A,B"

2, "C,D"

];

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

13 Replies
nicolett_yuri

Tiago, precisaria entender melhor o que você precisa fazer, mas basicamente você pode quebrar esse campo em dois, pois como você mostrou ele possui dois valores, utilize a seguinte sintaxe no momento que carrega a tabela em seu script:

Tabela:

LOAD

  CHAVE,

  VALOR as VALOR_ORIGINAL,

  SubField(VALOR, ',', 1) as VALOR1,

  SubField(VALOR, ',', 2) as VALOR2

INLINE [

CHAVE, VALOR

1, "A,B"

2, "C,D"

];

em anexo um exemplo

TiagoCardoso
Creator II
Creator II
Author

Imagine um campo PERGUNTA e outro RESPOSTA;

a PERGUNTA numero 1 pode ter duas RESPOSTAs

quero que essas respostas no caso A e B sejam divididas, e que virem linhas dentro do campo, entende?

Ou seja, quando eu clicar na linha " 1 " do campo CHAVE, ele deverá ficar em braco, ou seja, disponível as duas respostas, A e B em linhas separadas no campo VALOR, e não A, B.

Conseguiu entender mais ou menos o que quero? rs

Obrigado desde já.

Sem título.png

nicolett_yuri

Tiago, na sua pergunta você disse que não quer duplicar o valor da chave ("e eu gostaria de separá-los, sem ter que duplicar meu valor do campo ID") e agora você esta dizendo que quer duplica-lo ("disponível as duas respostas, A e B em linhas separadas no campo VALOR").

Em minha primeira resposta fiz com que o valor da chave não duplique e cada "Resposta" fique em um campo diferente. Para colocar a mesma resposta no mesmo campo, então teremos que criar uma rotina com JOIN, mas para isso você saberia me dizer quantas respostas uma pergunta pode ter? Isso influencia na lógica

TiagoCardoso
Creator II
Creator II
Author

Então, até peço desculpas, pois sou bem iniciante mesmo, sou estagiário na área e entrei sem saber nada sobre o Qlik, e fui designado para virar um desenvolvedor qlik (e algumas coisas tenho que aprender por conta)...

Enfim, o máximo de respostas que uma pergunta poderia ter é 6, mas peguei um exemplo com 2.

Se puder me ajudar ou não, desde já agradeço.

Ever learning!

nicolett_yuri

Tranquilo Tiago!

Vou montar um exemplo e te encaminho

TiagoCardoso
Creator II
Creator II
Author

Ok, muito obrigado por compartilhar conhecimento, no aguardo !

nicolett_yuri

Segue um exemplo de como se fazer (existem outras formas também, mas tudo depende de como esta o seu modelo de dados).

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Tiago,

desta forma vai funcionar com 2 ou 6....

Tabela:

LOAD

  CHAVE,

  VALOR as VALOR_ORIGINAL,

  SubField(VALOR, ',')   as VALOR

INLINE [

CHAVE, VALOR

1, "A,B"

2, "C,D"

];

furtado@farolbi.com.br
nicolett_yuri

Nossa, muito bom Alessandro, nunca utilizei o SUbField dessa maneira! Bem mais fácil mesmo