Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Pq a Qlik desenvolve apenas para Windows?

Prezados,

Gostaria de saber pq o desenvolvimento exclusivo para windows e nada para Linux/Unix. Algo conceitual? Arquitetura?

Att,

Thales Gibbon

Labels (1)
7 Replies
nicolett_yuri

Thales, muitos dos engenheiros e arquitetos da Qlik vieram da Microsoft, talvez a relação esteja aí.

Para uma arquitetura de server, o mundo unix é 1000000000% melhor que windows.

Anonymous
Not applicable
Author

Quantos vezes melhor yuri.nicolett‌? kkkkkk

nicolett_yuri

kkkkkkkkkkk

MILHÕES!!!

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Creio que existe uma explicação histórica para isso.

O Qlikview nasceu como um produto desktop em 1994, quando tinhamos o Windows 3.1 e computadores com 8 a 16 MB de RAM ?!?. Por um bom tempo somente existiu o Qlikview Desktop.

A versão 5, lançada em 2001 trouxe o Server, e durante seu desenvolvimento a Intel lançou o processador Itanium de 64 Bits, então resolveram investir nesse processador compilando o produto para 64 bits. Nascia a primeira versão 64 bits do produto. Mas como o processador era caríssimo na época, não decolou. Decolou mais tarde quando a AMD lançou as versões de 64 bits de seus processadores.

De lá pra cá todo o desenvolvimento teve como base a plataforma windows e processadores intel / AMD com código otimizado principalmente para Intel.  Quando lançaram a versão 8 do Qlikview em 2007, ele trouxe pela primeira vez a interface Ajax, sendo que por trás já existia um servidor WEB servidor desenvolvido com .NET e ASP.

Creio que tudo isso torna difícil a portabilidade para outra plataforma. Muitos já perguntaram, por que não tem um Qlikview para Mac ? Bom creio que valem os mesmos argumentos.

Crédito para Henric da Qlik que escreveu uma série de artigos sobre a história do Qlikview e do qual extrai alguns fatos que relato aqui.  Procure por "Qlikview a Historical Odyssey" na community. Também tem um video do Henric no QlikDev Group ocorrido em Londres ano passado que vale a pena olhar. QlikView #018: Henric Cronström - A Historical Odyssey - YouTube

Abraço,

Pablo

nicolett_yuri

Muito bom seu Pablo!

Creio que o sense esta no caminho da multiplataforma, é questão de tempo

nicolett_yuri

O server do sense!

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Acho difícil sair uma versão do servidor do Qlik Sense  para outra plataforma, pois todo o backend é .NET. Vai ser somente windows.