Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Filtros comuns a 2 tabelas Fato

Ola Pessoal.

Tenho uma situação que talvez possam me ajudar.

Tenho duas tabelas Fato: Vendas e Metas.

As duas tabelas possuem varias dimensões em comum, . Elas estão carregadas em duas arquivos qvds distintos, assim como duas dimensões.

Tentei fazer uma chave composta ligando as duas e funcionou, so que esbarrei em um problema. Existem dias que não possuem venda, mas possuem metas e o mesmo vale para o contrario.

Se utilizar o filtro de data limito uma das suas informações e preciso que me mostre todos os dias , onde se não tiver vendas, apresentaria o valo 0 o mesmo vale para metas.

Criei uma dimensão tempo onde além da chave CD_TEMPO, tenho CD_TEMPO_VENDA, CD_TEMPO_META, estes campos estao com o mesmo nome em suas respectivas fato, porem  ao utilizar a dimensão como filtro não funcionou como esperava.

Como faço para obter as informação de forma completa, agrupando as dimensões que possuem em comum?

Ex:

Setor           Data                Venda      Meta

Frios           21/01/2015   R$ 1000    R$120,00

Salgados    21/01/2015   R$0,00     R$ 200,00

Diversos    21/01/2015    R$ 30,00   R$ 0,00

Obrigado!

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Rodrigo, concatene as duas tabelas e deixe os nomes iguais para os campos comuns entre elas. Também é interessante criar um identificador, para conseguir identificar a origem da informação (vendas ou metas), por exemplo:

Fato:

LOAD

    DataVenda as Data,

    ValorVenda as Valor,

    'Vendas' as Identificador

FROM VENDAS.qvd (qvd);

CONCATENATE

LOAD

    DataMeta as Data,

    ValorMeta as Valor,

    'Metas' as Identificador

FROM METAS.qvd (qvd);

View solution in original post

3 Replies
nicolett_yuri

Rodrigo, concatene as duas tabelas e deixe os nomes iguais para os campos comuns entre elas. Também é interessante criar um identificador, para conseguir identificar a origem da informação (vendas ou metas), por exemplo:

Fato:

LOAD

    DataVenda as Data,

    ValorVenda as Valor,

    'Vendas' as Identificador

FROM VENDAS.qvd (qvd);

CONCATENATE

LOAD

    DataMeta as Data,

    ValorMeta as Valor,

    'Metas' as Identificador

FROM METAS.qvd (qvd);

maiconmello
Creator III
Creator III

Ola Rodrigo Borella,

Sugiro que faça um concatenate da meta a sua venda.

Se você tem alguns campos em comum com concatenate você deixa os campos com o mesmo nome tanto na meta quanto na venda.

Assim quando selecionar um campo em comum ele buscará a meta e venda.

Exemplo

Not applicable
Author

Yuri, Maicon,

deu certo!!!!

Obrigado pela grande ajuda de vocês!!