Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mauroponte
Creator II
Creator II

Utilização de 100% de CPU no Qlik Sense

Caros,

Tenho tido problemas com os serviços do Qlik Sense, onde os mesmos causam 100% de utilização da CPU, fazendo com que as tarefas agendadas não consigam ser encerradas, por vezes travando o servidor.

Esse problema tem ocorrido com frequencia em mais de um cliente.

Alguém está tendo o mesmo problema, ou tem alguma informação que possa me ajudar a solucionar esse problema.

Desde já agradeço aqueles que puderem ajudar.

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
mvaugusto
Creator
Creator

mauro,

Faça o sizing junto com o fornecedor e eles te passarão o sizing ideal.

Uso de CPU geralmente está relacionado a calculos contidos nas rotinas,

enquanto RAM está mais relacionado a volume de dados,

porém pode ser que sua CPU realmente seja pouco para rodar o seu BI como está arquitetado.

View solution in original post

5 Replies
nicolett_yuri

Mauro, isso depende muito de como esta o seu ambiente: Quantidade de Aplicações, Quantidade de Usuários, Quantidade de Recargas durante o dia (ocorre apenas de madrugada ou durante horário útil de utilização dos usuários?) e, principalmente, configuração do hardware.

nicolett_yuri

Outro ponto que esqueci de citar: Também depende muito de como suas aplicações foram desenvolvidas, por exemplo: Se existe algum problema de modelagem, expressões muito pesadas ou excesso de dados.

mauroponte
Creator II
Creator II
Author

Yure,

Antes de tudo obrigado pela atenção.

Em alguns Clientes do sense tenho poucas aplicações, sendo que não são tao pesadas. Com poucos usuários.

Somente algumas expressões mais bem elaboradas com alguns set analisys um pouco mais complexos, mas nem tando assim.

O que to estranhando são alguns momentos onde o problema ocorre e não deveria. Por exemplo quando não se está utilizando nenhuma aplicação de visão ou painel, onde so estou rodando apenas uma aplicação de extração do banco de dados do cliente, o qual é pequeno, nesse momento tambem acontece a bater 100%, tendo chegado até em alguns casos a travar  o server que teve de ser reiniciado.

A configuração do server onde ocorreu é a seguinte:

-8gb de memoria.

-Processador EXEON CPU E31220 3.10Ghz.- 1 nucleo.

é Sufuciente?

A aplicação do cliente fica com 16mb quando exporto, por isso nao acredito que seja o peso da aplicação, quantidade de usuários, que sao somente 5, ou coisas desse tipo.

Acredito que esteja mais para ambiente. Teria alguma coisa nesse sentido que possa estar ocasionando o problema que eu possa verificar?

Mais uma vez obrigado pela atenção.

nicolett_yuri

Mauro, é difícil de falar alguma coisa sem analisar o seu ambiente por inteiro, mas me parece que seu hardware não esta suportando, pois como você mesmo diz: Durante uma extração a CPU já esta batendo 100%.

Uma dica é pedir uma avaliação de seu Master, assim eles poderão analisar com mais detalhes o seu ambiente e entender o que pode estar ocorrendo.

mvaugusto
Creator
Creator

mauro,

Faça o sizing junto com o fornecedor e eles te passarão o sizing ideal.

Uso de CPU geralmente está relacionado a calculos contidos nas rotinas,

enquanto RAM está mais relacionado a volume de dados,

porém pode ser que sua CPU realmente seja pouco para rodar o seu BI como está arquitetado.