Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Relacionamento de Campos

Estou iniciando nessa vida de desenvolvimento no Qlik Sense e estou travado em uma questão.

Estou trabalhando com uma tabela única de informações (fonte .xlsx) onde existem cerca de 70 campos importados corretamente. Dentre estes campos, 12 são datas.

Por exemplo, imaginem a tabela a seguir (dados fictícios):

Linha 1 = Nome do Cliente, Vencimento Seguro do Carro, Vencimento Seguro de Vida <- cabeçalho

Linha 2 = Cliente A,              1/09/2016,                             1/10/2016

Linha 3 = Cliente B,              1/082017,                              1/09/2016

Linha 4 = Cliente C,              1/10/2016,                             1/08/2017

Preciso montar um gráfico de colunas empilhado, onde o eixo X mostre as datas de Jan/16 a Dez/17 e o eixo Y mostre a contagem de clientes.

A estrutura do gráfico eu consegui montar. Coloquei em Medidas a contagem dos campos das datas de vencimento. O problema é na Dimensão:

Se eu coloco qualquer um dos campos de data, os filtros ficam vinculados àquele campo.

Criei uma outra tabela de Data (dentro do Qlik Sense mesmo), onde eu coloquei as datas de Jan/16 a Dez/17. O que eu preciso agora é relacionar essas datas com cada um dos campos data da tabela matriz, para quando eu filtrar uma data, ele mostre todos os item relacionados àquela data.

Existe alguma forma de relacionar sem precisar renomear todos os campos com o mesmo nome?

Valeu!

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Douglas, veja este post que explica como trabalha com várias datas diferentes. O post é para QlikView, mas funciona no Sense também

Expressões considerando datas diferentes | Blog do Nicolett

View solution in original post

8 Replies
nicolett_yuri

Douglas, o relacionamento é com base na mesma nomenclatura de campos.

Sobre a sua dúvida: Sua nova dimensão de data vai se relacionar com qual data? Seguro do carro ou seguro de vida?

Not applicable
Author

Yuri,

Eu preciso que seja com as 2 datas.

Estou mandando um exemplo no anexo para facilitar.

Tenho uma tabela matriz que já importei no Qlik Sense. Desta Matriz, eu fiz uma tabela selecionando alguns campos apenas (planilha Tabela) e um gráfico conforme o do anexo.

Eu até importei no Qlik Sense a tabela auxiliar como a do exemplo e o gráfico saiu certo. Mas ele não vincula com a tabela matriz, ou seja, quando eu filtro algo no gráfico, outra tabela vinculada com a Matriz fica vazia e quando eu filtro algo na tabela, o gráfico fica vazio.

Muito provavelmente porque não há o vínculo das datas...

A minha ideia é quando eu filtrar Maio/16 no gráfico, a tabela apresente apenas os clientes que tem Maio/16 em um dos 3 campos data (Cliente B, C, E, F).

Valeu!!

nicolett_yuri

Douglas, veja este post que explica como trabalha com várias datas diferentes. O post é para QlikView, mas funciona no Sense também

Expressões considerando datas diferentes | Blog do Nicolett

Not applicable
Author

Valeu! (Y)

nicolett_yuri

Se tiver dúvidas nos retorne

Not applicable
Author

Yuri, bom dia! Tudo bem?

Voltando um pouco a este tema...

Estive conversando com um amigo ontem e ele tem uma situação bem parecida. Uma tabela com mais de uma coluna de data. Ele resolveu alterando o nome das colunas no script:

Data 1 as Data;

Data 2 as Data;

Data 3 as Data;

E assim por diante.

Tentei fazer o mesmo, mas aparece o seguinte erro: field names must be unique within tables.

Sabe me dizer por quê?

Forte abraço!

nicolett_yuri

Na mesma tabela não podem existir colunas com o mesmo nome

Not applicable
Author

Obrigado, Yuri!!