Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Melhor performance no Qlik Sense Enterprise

Ola Pessoal.

Venho percebendo que a medida que crio DashBoards, a performance do meu Sense vem caindo na hora de exibi-los.

O mais pesado (cerca de 4000 000 de registros) carrego a partir de um arquivo QVD.

Existe alguma dica de configuração no QlikSense para otimizar a performance de apresentação dos dashs? O que é melhor no caso de leitura em uma tabela com o numero de registros mencionadas? Carregar por meio do arquivo qvd ou diretamente do banco?

Meu servidor é bom, tem cerca de 32Gb de memória RAM e dois processadores de 2,2Ghz.

Alguma sugestão?

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Bom, aparentemente suas cargas estão prejudicando a performance de seu ambiente, talvez você tenha que isolar essas cargas em outro ambiente.

O ideal mesmo é entrar em contato com o Master responsável para que eles possam avaliar seu ambiente e assim te passar algumas configurações de ambiente e até sugerir um novo hardware.

Tenho um post sobre a utilização de memória, é bem interessante: Métodos de Sizing de memória | Blog do Nicolett

View solution in original post

5 Replies
nicolett_yuri

Rodrigo, a performance vai variar muito de acordo com algumas coisas:

  • Quantidade de usuários simultâneos;
  • Quantidade de aplicações (QVF);
  • Quantidade de recarga (se estão sendo feitas em horário comercial);
  • Tamanho do QVF;
  • Tipo de modelagem de dados (Snow Flake, Star Schema e Single Table);
  • Existência de tabelas sintéticas ou referência circular;
  • Quantidade de objetos sendo calculados ao mesmo tempo (na mesma tela);
  • Complexidade das expressões;

Você pode detalhar um pouco melhor o seu ambiente?

Lembre-se de SEMPRE utilizar o suporte de seu MASTER, pois eles poderão auxilia-lo com mais precisão em seu ambiente servidor.

Not applicable
Author

Oi Yuri.

Vou tentar descrever o ambiente.

Hoje, posso no  meu ambiente, cerca de 7 usuários, mas dificilmente acessam de forma simultânea. Isto ocorre somente com dois usuários (eu e mais um analista).

Praticamente todas as minhas recargas realmente são realizadas em horário comercial, algumas com intervalos de 30 em 30 min.

Tenho hoje, 10 aplicações qvf, quase todas chegando a 150 mb, com exceção de duas, que possuem tamanho de 600mb e 800mb, respectivamente (estas duas possuem muitas visões).

Não existe referencia circular ou chaves sintéticas em meus modelos, que são todos Star Schema.

As expressões não possuem níveis complexos, são praticamente todas com sum ou count.

nicolett_yuri

Bom, aparentemente suas cargas estão prejudicando a performance de seu ambiente, talvez você tenha que isolar essas cargas em outro ambiente.

O ideal mesmo é entrar em contato com o Master responsável para que eles possam avaliar seu ambiente e assim te passar algumas configurações de ambiente e até sugerir um novo hardware.

Tenho um post sobre a utilização de memória, é bem interessante: Métodos de Sizing de memória | Blog do Nicolett

Not applicable
Author

Obrigado Yuri.

Segui uma de suas questões e quebrei as minhas duas maiores aplicações em mais duas partes. Aumentei os intervalos de algumas cargas e realmente , a lentidão melhorou consideravelmente.

Vou estudar uma forma de dividir o ambiente para o processo de cargas.

Obrigado.

nicolett_yuri

Não deixe de envolver o suporte de seu MASTER, eles poderão fazer outras recomendações, inclusive de configurações de cache e uso de processamento para seu ambiente.