Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Dúvida em Soma de X Últimos

Bom dia!

Hoje, tenho a seguinte tabela:

DimensãoIndicador
TOTAL730
1100
2-100
3-200
4400
5100
6150
7200
850
910
1020

Preciso modificar esta tabela da forma que ela me mostre em ordem crescente por "Indicador", apenas as cinco PIORES "Dimensões" e também, na linha totalizadora, tenha apenas a soma apenas deste cinco PIORES:

DimensãoIndicador
TOTAL-220
3-200
2-100
910
1020
850

A ordenação, na aba de ordenação eu consigo fazer normalmente.

A limitação de X valores, também consigo na aba de apresentação.

O problema está na construção do totalizador. Ele deve ficar dinâmico em relação à limitação de registros da tabela.

A fórmula do "Indicador" é super simples: sum({< Dim={'A'} >} Indicador_valor)

Alguém poderia me ajudar, por favor?

Obrigado!!

Lucas

1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Lucas,

veja se te atende...

2016-03-04 23_24_06.jpg

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

5 Replies
nicolett_yuri

Lucas, já tentou utilizar as configurações da aba "Limites de dimensão"? Nela você consegue setar para pegar os registros que deseja de acordo com os valores.

fabionakashigue
Partner - Creator
Partner - Creator

Yuri,

Pelos limites de dimensão funciona, mas o total da linha ele acaba calculando sobre o total de toda a tabela.

Lucas,

Caso seja apenas isso que deve ser apresentado utilize a tabela simples coloque o limite de dimensões mesmo e calcule o total pela soma das linhas.

Propriedades>Expressões>Soma de Linhas

Abs.

Fabio Nakashigue

Anonymous
Not applicable
Author

Olá Fábio!

Realmente, desta forma funcionou. Porém, no exemplo que dei para vocês entenderem o problema, tinha apenas um indicador com uma soma simples. Mas, na situação real, tenho um indicador que é uma média ponderada (coluna do percentual), ou seja, não posso utilizar nenhuma do modos de totalização da coluna disponíveis pelo Qlikview, veja:

Sem título.png

Outro problema, não sei se isto é um bug já corrigido em versões posteriores (estou usando a 11.20 SR3), pedi para ele trazer os 15 menores, porém só trouxe 7, que por coincidência, são os únicos negativos (primeira coluna).

Vocês tem alguma ideia de como me ajudar? Talvez utilizando rank nas expressoões?

Obrigado!

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Lucas,

veja se te atende...

2016-03-04 23_24_06.jpg

furtado@farolbi.com.br
Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia Alessandro!

Funcionou perfeitamente!!!

Muito obrigado!