Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Aba Padrão no QVW

Boa tarde..

Estou com uma dificuldade, aparentemente simples, porem difícil de resolver..

Ao entrar via web num qvw ele direciona o usuário a aba padrão do documento, ou seja, aquela na qual o qvw foi salvo.. Agora vamos imaginar o seguinte cenário..

O usuário acessa o documento via web.. entra na pagina padrão, navega para a segunda aba... e sai do documento navegando para outra página qualquer.. quando ele acessa novamente o documento o qvw abre na segunda aba e não na primeira que é o padrão...

ai vocês podem me questionar sobre a opção no QMC de Allow Session Recovery.. ela já está desmarcada.. ou seja..

Se o usuário fecha o documento qvw e fica algum tempo sem acessar ele fica normal.. porem se ele sai e volta de forma não tão demorada  o documento abre na segunda aba...

Existe alguma forma de forçar a que o documento sempre volte a aba padrão??

Pois ja tentei utilizar disparadores, porem como ao sair do documento para acessar uma página qualquer, provavelmente o server mantem a sessão por um tempo, quando ele retorna os disparadores não funcionam.

Obrigado desde já.

1 Solution

Accepted Solutions
thiago_mlg
Creator II
Creator II
Author

Valeu.. é mais uma informação a minha pool de conhecimento... Mais neste caso especifico eu não posso diminuir o tempo da Inactive session.. e com relação ao close da barra da segunda imagem, nós aqui na organização não utilizamos esta barra.. nós a retiramos através de uma configuração no servidor que nos permite usar o perfil nobar.htm..

De qualquer forma agradeço a ajuda de todos...

Encerrando a discussão...

View solution in original post

8 Replies
nicolett_yuri

O disparador é uma solução, mas você esta dizendo que não funciona.

Qual a versão do qlikview esta utilizando?

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Thiago,

desmarca esta opção.....

recovery.png

furtado@farolbi.com.br
thiago_mlg
Creator II
Creator II
Author

Alessandro, bom dia!

Conforme descrito essa opção já esta desmarcada.

Quando o usuário fica um tempo considerável sem acessar o documento, a sessão finaliza e não é salva conforme essa opção.. Porem o que me parece é que quando o cliente navega para outra tela e em seguida volta ao qvw a sua sessão ainda não foi finalizada pelo servidor e então volta a ultima aba escolhida.

Mesmo assim, Obrigado!

thiago_mlg
Creator II
Creator II
Author

Yuri, a versão é a SR5 vr: 11.20

Aqui utilizamos o Ajax.

Os disparadores que ja tentei utilizar seguem a seguinte lógica..

Primeiro teste: disparador de evento de documento. Configurei para a cada abertura de documento ele ir para uma aba padrão.. Após realizar alguns testes notei que esse disparador é apenas para quando o documento é aberto pelo servidor e como o server só considera a abertura do qvw no inicio da sessão, quando o cliente navega para outra aba e depois para alguma pagina qualquer e retorna o server não considera como uma nova sessão e não executa novamente o disparador.

Segundo teste.. Utilizei o disparador de evento de variável.

Criei uma variável que funciona como um contador, e coloquei ela num botão que executa a ação dele ir para um outro qvw.. ou seja quando o cliente clica nesse botão ele executa as seguinte ações

variável = variável+1 (ou seja, a cada click ele adiciona mais um e atende ao disparador que funciona quando a mudança na variável)   ---- no disparador configurei para quando a variável mudar ela voltar a pasta padrão..

link= encaminha o cliente a outro qvw..

no qlikdesktop funciona.. via ajax não..

Por fim, estou desistindo dessa funcionalidade.. era mais para saber se o pessoal tinha alguma solução.

mvaugusto
Creator
Creator

@Thiago

Eu utilizava macro e agora uso disparadores (On Open) que é nativo do Qlikview, porém o usuário utiliza Plugin no IE.

guilherme_olive
Partner - Creator
Partner - Creator

thiago.mlg

Como você disse. Se o usuário ficar muito tempo sem acessar ele fica normal, mas se o usuário sair e voltar em poucos minutos ele volta na ultima tela.

Isso é normal.

Podemos dizer que é um "problema" do Qlikview. Quando o usuário fecha o navegador ou aba em que o Qlikview estava aberto, a sessão do usuário continua aberta. A sessão ficará aberta até atingir o tempo do timeout de inatividade configurado na console (imagem abaixo).

O que você pode fazer é diminuir o tempo deste Timeout.

1.png

Outra possibilidade é instruir o usuário a encerra a sessão clicando no fechar do Qlikview (imagem abaixo).

2.png

thiago_mlg
Creator II
Creator II
Author

Valeu.. é mais uma informação a minha pool de conhecimento... Mais neste caso especifico eu não posso diminuir o tempo da Inactive session.. e com relação ao close da barra da segunda imagem, nós aqui na organização não utilizamos esta barra.. nós a retiramos através de uma configuração no servidor que nos permite usar o perfil nobar.htm..

De qualquer forma agradeço a ajuda de todos...

Encerrando a discussão...

thiago_mlg
Creator II
Creator II
Author

Obrigado. porem aqui não utilizamos o plugin.