Prezados, bom dia!
Na semana passada (04/04) o meu ambiente Qlik começou a apresentar o seguinte problema: As cargas agendadas no QMC ficaram extremamente lentas, levando o dobro ou mais de tempo para carregar um arquivo.
Essas cargas lentas variam de aplicações de extração, transformação e aplicação final. São diversas aplicações.
O numero de cargas simultâneas que tenho dentro do ambiente é de 8 cargas para distribuição e 20 para administração.
O comportamento do ambiente é o seguinte:
Eu possuo um qvw "reloadbase" apenas para startar um grupo de cargas de uma determinada fonte. Dado o horário de start, algums cargas agendadas no determinado horário não iniciam e começam algumas horas (até 2 ou 3). Outra situação é que como meu numero de cargas é alto e por atraso de algumas, Muitas acabam startando no mesmo horário e ficam muitas pausadas aguardando o termino, isso já apresenta uma lentidão e demora no ambiente e causando falha nas carga. Uma terceira situação são os qvws que são distribuidos para o Access Point que antes levavam um tempo baixo de carga, chegam a carregar em horas (um deles levou 14 horas para finalizar). Os logs são muito genéricos.
Já executamos alguns procedimentos, tivemos melhora no numero de falha de cargas, porém a lentidão continua.
Bom dia, qual versão você está usando do qlik?
É difícil saber precisamente oque ocorre nesses casos, já sofri com algo parecido a algum tempo, veja alguns itens que verifiquei na época.
1. Em propriedades do documento/Geral/Compressão - verifique qual o opção está marcada o ideal é deixar "nenhuma" para que o qlik não faça esforço para descompactar o .qvw. (na época verifiquei que um arquivo compactado demorava um pouco a mais para atualizar).
2.Existe alguns .logs na época eu os exclui. (para cada arquivo criado .qvw)
3.Alguns colegas do trabalho usavam uma versão para desenvolver .qvw mas o server rodava outra não compatível, comuniquei e instalamos a versão correta em todas as maquinas.
Após uma significativa melhora de performance nas cargas, decidimos migrar do windows server 2008 para o windows server 2012, nunca mais tivemos problemas.
Em análises realizada nos relatórios de monitoramento do Qlik, identificamos que o servidor passou a ter um comportamento diferente após iniciarmos as migrações de aplicações qvw e qvd do servidor fisico e para o storage.
Hoje tenho uma parte das minhas aplicações em servidor fisico e outra parte em storage. O projeto é migrar todas para o storage.
Alguém possui o ambiente com essa mesma característica? Cargas em servidor fisico e storage? É aconselhavél apontarmos as tasks para leitura de qvw's no storage?
Karen,
Eu não sei o volume de dados das suas aplicações. No meu caso, a maior parte usa algo entre 3 e 15 milhões de registros, então há grande uso de CPU e memória durante as recargas. As aplicações ficam salvas no servidor do Qlik e este está na mesma rede do servidor SQL.
Tínhamos muito problema com falha nas recargas durante a madrugada. Escalonamos melhor e encadeamos grande parte (uma só começa após conclusão com sucesso da antecessora).
Olá Karen,
Usar um storage é recomendável sim, mas para tirar a dúvida faça alguns testes.
Compare os tempos, se o tempo no storage estiver muito maior envolva seu time de SO para avaliar o que pode estar acontecendo, pode ser até mesmo um driver desatualizado.