Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II

Como limitar o retorno de um set analysis?

Boa tarde, Sras e Srs.

Primeiramente, obrigado pela contribuição de todos nesta comunidade.

Vamos lá!


Dúvida/Problema:

Tenho o seguinte código abaixo que retorna o valor da mensalidade segundo os set analysis aplicados conforme minha necessidade.

Script:

sum({$<[Tipo do vendedor]={'PJ'},[Tipo de produção da comissão]={'PRODUCAO INDIVIDUAL'},[Nome do vendedor]={'SANDRO'}>} [Valor da mensalidade])

Eu preciso que nesta soma considere somente os 60 primeiro registros de venda, sendo destes registros de venda, trago o valor da mensalidade.

Nesta aplicação há a dimensão "Carteirinha" que representa cada cliente nosso. Este foi "captado" pelo vendedor e este ganha um percentual sobre a primeira mensalidade paga pelo cliente como comissão. Porém, foi colocado um limitador, paga-se até 60 novos clientes no mês, ou seja, o 61 não gera comissão.

Por tanto, preciso limitar a 60, o retorno dessa expressão.

Alguém faz ideia de como fazer isso no set analysis?
Tive uma ideia mirabolantes de fazer uso de estrutura de repetição FOR, mas não apliquei ainda para ver se dá certo.

Acredito que tenha alguma forma mais fácil, através do set analysis, do que fazer isso na unha.

Agradeço desde já a ajuda!

Att


Jonas

Labels (3)
16 Replies
Anonymous
Not applicable

Olá Jonas tudo bom? Tente utilizar o RangeSUM

Você consegue limitar quantas linhas vão ser lidas.

https://help.qlik.com/pt-BR/qlikview/November2017/Subsystems/Client/Content/ChartFunctions/RangeFunc...

Espero que te ajude

Nicolas

elvis_schwarz
Creator
Creator

Boa Tarde Jonas

Testa  Top(sum({$<[Tipo do vendedor]={'PJ'},[Tipo de produção da comissão]={'PRODUCAO INDIVIDUAL'},[Nome do vendedor]={'SANDRO'}>} [Valor da mensalidade]),0,60)

jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II
Author

Vou estudar essa função, ainda não a utilizei.

Teria como mostrar como ficaria utilizando ela nesse caso?

Ela é função de gráfico também ou só de script?

Anonymous
Not applicable

Eu utilizo essa função como uma expressão no grafico, tabela etc

jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II
Author

Elvis, obrigado pela resposta!

Tentei utilizar, não da certo, a principio a função fica "Expression OK", porém retorna nulo.

Vou dar uma pensada a mais aqui tb sobre essa função, talvez faça sentido mesmo utiliza-la!!!

elvis_schwarz
Creator
Creator

Você está usando Sense ou View?

jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II
Author

Qlikview!

jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II
Author

Nicolas,

Eu estou tentando utilizar alguma das funções de Range no momento para tentar solucionar este problema.

Dentro do mesmo problema, no script abaixo estou tentando contar somente até o 60, se passar isso eu não conto, ou seja, estou utilizando a função RangeCount.

Seria dessa forma que devo utilizar essas funções? Neste caso estou limitando o range de 0 a 59.

=RangeCount(count({$<[Tipo do vendedor]={'PJ'},[Tipo de produção da comissão]={'PRODUCAO INDIVIDUAL'},[Nome do vendedor]={'SANDRO'}>} DISTINCT(Carteirinha)),0,59)

Anonymous
Not applicable

Jonas, tudo bom?

Acredito que o RangeCount não seria a solução pois o COUNT ele vai retornar o valor de dados encontrados naquele intervalo 0 até 59... então acredito que não seja a melhor solução.

Acredito que o RangeSum seja a melhor solução pois é a Soma (SUM) dentro de um Range e você consegue parametrizar o que você quer...