Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II

Como limitar o retorno de um set analysis?

Boa tarde, Sras e Srs.

Primeiramente, obrigado pela contribuição de todos nesta comunidade.

Vamos lá!


Dúvida/Problema:

Tenho o seguinte código abaixo que retorna o valor da mensalidade segundo os set analysis aplicados conforme minha necessidade.

Script:

sum({$<[Tipo do vendedor]={'PJ'},[Tipo de produção da comissão]={'PRODUCAO INDIVIDUAL'},[Nome do vendedor]={'SANDRO'}>} [Valor da mensalidade])

Eu preciso que nesta soma considere somente os 60 primeiro registros de venda, sendo destes registros de venda, trago o valor da mensalidade.

Nesta aplicação há a dimensão "Carteirinha" que representa cada cliente nosso. Este foi "captado" pelo vendedor e este ganha um percentual sobre a primeira mensalidade paga pelo cliente como comissão. Porém, foi colocado um limitador, paga-se até 60 novos clientes no mês, ou seja, o 61 não gera comissão.

Por tanto, preciso limitar a 60, o retorno dessa expressão.

Alguém faz ideia de como fazer isso no set analysis?
Tive uma ideia mirabolantes de fazer uso de estrutura de repetição FOR, mas não apliquei ainda para ver se dá certo.

Acredito que tenha alguma forma mais fácil, através do set analysis, do que fazer isso na unha.

Agradeço desde já a ajuda!

Att


Jonas

Labels (3)
16 Replies
jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II
Author

Bom dia, NIcolas!
Tudo na paz e você?

Obrigado novamente, irmão.

Eu não consigo achar exemplos "fáceis" de entender os parametros do RangeSum para poder aplica-lo no meu problema.

Eu entendo que faz todo sentido, pois o próprio nome da função já fala tudo, determinar um range para a soma.

Você sabe onde consigo exemplos desse cara aí para eu entender melhor? 😕

No manual do Qlikview tem exemplos muito simples, não consegui entender por lá

Anonymous
Not applicable

Olá Jonas.

Eu também estou com dificuldades para parametrizar o RangeSum, eu tenho dado sempre uma procurada

aqui na Comunidade do Qlik, em outros grupos e espaços daqui.

Da uma procurar na internet também algo do tipo "RangeSum Qlik".

jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II
Author

Então,

Eu cheguei em algo parecido com isso:

RangeSum(sum({$<[Tipo do vendedor]={'PJ'},[Tipo de produção da comissão]={'PRODUCAO INDIVIDUAL'},[Nome do vendedor]={'SANDRO'}>} [Valor da mensalidade]),0,59)


Mas não resolveu meu problema!

Pensei agora em criar um RecNo() as id para cada carteirinha e no set analysis algo parecido com id < 60.


Vou tentar estruturar isso

Anonymous
Not applicable

E se você criasse um laço for de repetição onde executasse o valor da soma desejado.

você conseguiria limitar, n conseguiria?

Mas em questão de processamento eu não sei se seria suficiente

jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II
Author

Então, tentei construir um FOR, mas não deu muito certo, vou tentar esse lance do id, se não der certo eu tento mais o FOR. hahaha

Que zica 😕

Obrigado pela ajuda, Nicolas.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Faltam algumas informações pra resolver o problema:

Qual campo limita que seja somente a parcela 1 ?

Qual o criterio de classificação para identificar os 60 primeiros : data de inclusão , sequencial da carteirinha ?

jonas_lomiler
Contributor II
Contributor II
Author

Bom dia, Pablo!

Tudo bem?

Agradeço desde já sua ajuda!

O limitador será a data de inicio de vigência do cliente, poderíamos utilizar essa data. Porém, pode acontecer de entrar para o dia primeiro de um determinado mês uma quantidade maior de cliente com inicio de vigência no primeiro dia do mês.

O sequencial da carteirinha, talvez, também seja uma opção. Ele é único.

Aparentemente, o ideal seria utilizar o RangeSum(), porém não consegui utiliza-lo.

Outra opção que eu pensei para limitar, seria utilizar um novo campo RecNo() na seleção e trazer somente até o 60 no set analysis. Mas, não consegui chegar em uma lógica para isso, pois o RecNo() só da para ser utilizado em código de script e não em código gráfico, pelo menos não consegui e não sei se tem alguma outra função de gráfico que faça a mesma coisa.

Eu, sinceramente, não sei qual opção usar. Para mim, qualquer uma que funcionar está bom!

Att.