Olá pessoal, estou apanhando aqui com uma seleção com o set Analysis. Eu já pesquisei em posts anteriores mas não achei uma solução que mostre o resultado correto, como já o fiz estaticamente.
Veja esta consulta (funciona😞
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'mai'}>}journal_id),journal_id))
Mas o valor do mês eta estático, fiz apenas para ver se funciona.
lendo outros posts eu ja tentei as seguintes alternativas para pegar o mês anterior dinamicamente:
// teste 1
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(MonthName(Today() - 1))}>}journal_id),journal_id))
//teste 2
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(MonthName(Month(Today())- 1))}>}journal_id),journal_id))
//teste 3
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {"$(MonthName(Month(Today())- 1))"}>}journal_id),journal_id))
//teste 4
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'$(MonthName(Month(Today())- 1))'}>}journal_id),journal_id))
//teste 5
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'$(=MonthName(Month(Today())- 1))'}>}journal_id),journal_id))
//teste 6
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(=MonthName(Month(Today())- 1))}>}journal_id),journal_id))
Alguém poderia fazer a gentileza me mostrar o que estou fazendo de errado?
Muito obrigado pessoal.
Jonathan,
Façamos diferente então:
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Date] = {">=$(=Monthstart(AddMonths(Today (),-1)))<=$(=MonthEnd (AddMonths (Today (),-1)))"}>}journal_id),journal_id))
Boa tarde Jhonatan
Tenta da seguinte forma
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {"=$(Month(Today())-1)"}>}journal_id),journal_id))
Eai
Você pode usar o AddMonths(data, -1), isso irá retornar a mesma data no mês anterior.
Jonathan,
Teste assim:
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {"$(=AddMonths(Today (),-1))"}>}journal_id),journal_id))
Ou
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(=Max(journal_created_on.autoCalendar.Month)-1)}>}journal_id),journal_id))
Jonathan,
Alguma novidade sobre o assunto?
Abs e Sucesso!!
Retornou zero, assim como os outros teste que fiz antes. Mas muito obrigado pela dica.
Ainda não conseguir usar essa função, mas parece um bom caminho.
Veja Thiago, suas duas dicas retornaram zero.
Mas acredito que o uso do AddMonth pareca um bom caminho.
Como falei no post quando uso a formula:
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'mai'}>}journal_id),journal_id))
Tudo funciona.
Para testar imprimi em um componente de text do comando: AddMonths(Today (),-1)) e o retorno foi: 04/05/2018
Mas a minha comparação é apenas com o mês e não com a data exata, então acrescentei a chamada no nome do mês com o
Monthname(AddMonths(Today(),-1))
que me retornou: 'mai 2018'
Acontece que para comparar estou usando o [issue_created_on.autoCalendar.Month] e isso me retorna apenas o nome do mês 'mai'
Eu não sei se isso que vi esta correto, mas pela tua XP em qlik, o que você acha? tem sentido isso que falei?
Obrigado pela responsabilidade e desculpa pela demora, tive que ir atender outra chamada.
Jonathan,
Façamos diferente então:
Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Date] = {">=$(=Monthstart(AddMonths(Today (),-1)))<=$(=MonthEnd (AddMonths (Today (),-1)))"}>}journal_id),journal_id))