Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jhonatan_morais
Contributor II
Contributor II

Como recuperar o mês anterior no setAnalysis

Olá pessoal, estou apanhando aqui com uma seleção com o set Analysis. Eu já pesquisei em posts anteriores mas não achei uma solução que mostre o resultado correto, como já o fiz estaticamente.

Veja esta consulta (funciona😞

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'mai'}>}journal_id),journal_id))

Mas o valor do mês eta estático, fiz apenas para ver se funciona.

lendo outros posts eu ja tentei as seguintes alternativas para pegar o mês anterior dinamicamente:

// teste 1

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(MonthName(Today() - 1))}>}journal_id),journal_id))

//teste 2

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(MonthName(Month(Today())- 1))}>}journal_id),journal_id))

//teste 3

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {"$(MonthName(Month(Today())- 1))"}>}journal_id),journal_id))

//teste 4

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'$(MonthName(Month(Today())- 1))'}>}journal_id),journal_id))

//teste 5

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'$(=MonthName(Month(Today())- 1))'}>}journal_id),journal_id))

//teste 6

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(=MonthName(Month(Today())- 1))}>}journal_id),journal_id))

Alguém poderia fazer a gentileza me mostrar o que estou fazendo de errado?

Muito obrigado pessoal.

Labels (5)
1 Solution

Accepted Solutions
Thiago_Justen_

Jonathan,

Façamos diferente então:

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Date] = {">=$(=Monthstart(AddMonths(Today (),-1)))<=$(=MonthEnd (AddMonths (Today (),-1)))"}>}journal_id),journal_id))

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago

View solution in original post

13 Replies
elvis_schwarz
Creator
Creator

Boa tarde Jhonatan

Tenta da seguinte forma

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {"=$(Month(Today())-1)"}>}journal_id),journal_id))

marco_almeida
Creator II
Creator II

Eai

Você pode usar o AddMonths(data, -1), isso irá retornar a mesma data no mês anterior.

Grupo Telegram Qlik Brasil: https://t.me/joinchat/AeRmnUmcxQ02L00g3x-HtQ
Thiago_Justen_

Jonathan,

Teste assim:

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {"$(=AddMonths(Today (),-1))"}>}journal_id),journal_id)) 


Ou


Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(=Max(journal_created_on.autoCalendar.Month)-1)}>}journal_id),journal_id)) 

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Thiago_Justen_

Jonathan,

Alguma novidade sobre o assunto?

Abs e Sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
jhonatan_morais
Contributor II
Contributor II
Author

Retornou zero, assim como os outros teste que fiz antes. Mas muito obrigado pela dica.

jhonatan_morais
Contributor II
Contributor II
Author

Ainda não conseguir usar essa função, mas parece um bom caminho.

jhonatan_morais
Contributor II
Contributor II
Author

Veja Thiago, suas duas dicas retornaram zero.

Mas acredito que o uso do AddMonth pareca um bom caminho.

Como falei no post quando uso a formula:

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'mai'}>}journal_id),journal_id))

Tudo funciona.

Para testar imprimi em um componente de text do comando: AddMonths(Today (),-1)) e o retorno foi: 04/05/2018

Mas a minha comparação é apenas com o mês e não com a data exata, então acrescentei a chamada no nome do mês com o

Monthname(AddMonths(Today(),-1))

que me retornou: 'mai 2018'

Acontece que para comparar estou usando o [issue_created_on.autoCalendar.Month] e isso me retorna apenas o nome do mês 'mai'

Eu não sei se isso que vi esta correto, mas pela tua XP em qlik, o que você acha? tem sentido isso que falei?

jhonatan_morais
Contributor II
Contributor II
Author

Obrigado pela responsabilidade e desculpa pela demora, tive que ir atender outra chamada.

Thiago_Justen_

Jonathan,

Façamos diferente então:

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Date] = {">=$(=Monthstart(AddMonths(Today (),-1)))<=$(=MonthEnd (AddMonths (Today (),-1)))"}>}journal_id),journal_id))

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago