Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jhonatan_morais
Contributor II
Contributor II

Como recuperar o mês anterior no setAnalysis

Olá pessoal, estou apanhando aqui com uma seleção com o set Analysis. Eu já pesquisei em posts anteriores mas não achei uma solução que mostre o resultado correto, como já o fiz estaticamente.

Veja esta consulta (funciona😞

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'mai'}>}journal_id),journal_id))

Mas o valor do mês eta estático, fiz apenas para ver se funciona.

lendo outros posts eu ja tentei as seguintes alternativas para pegar o mês anterior dinamicamente:

// teste 1

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(MonthName(Today() - 1))}>}journal_id),journal_id))

//teste 2

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(MonthName(Month(Today())- 1))}>}journal_id),journal_id))

//teste 3

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {"$(MonthName(Month(Today())- 1))"}>}journal_id),journal_id))

//teste 4

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'$(MonthName(Month(Today())- 1))'}>}journal_id),journal_id))

//teste 5

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {'$(=MonthName(Month(Today())- 1))'}>}journal_id),journal_id))

//teste 6

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {$(=MonthName(Month(Today())- 1))}>}journal_id),journal_id))

Alguém poderia fazer a gentileza me mostrar o que estou fazendo de errado?

Muito obrigado pessoal.

Labels (5)
13 Replies
Anonymous
Not applicable

Olá Jhonatan,

Analisando o problema que está tendo fiz alguns teste aqui e acredito que se fizer como abaixo deve funcionar:

Count(Aggr(sum({$<[journal_created_on.autoCalendar.Month] = {"$(=Month(Today() -1))"}>}journal_id),journal_id))


  • [journal_created_on.autoCalendar.Month] : retorna o mês no formato "MMM", ou seja, se considerar a data de hoje (06/06/2018) , irá retornar " jun "


  • a função MonthNames, retorno o resultado no formato MMM YYYY, ou seja, jun 2018, com isto a comparação  não será válida.


fiz um teste em um app meu escrevendo a fórmula da seguinte maneira:


Count(aggr(sum( {$<[ContasPagar_Data_Vencimento.autoCalendar.Month]={"$(=Month(today()-1))"}>} ContasPagar_ID), ContasPagar_ID)), retornando o valor sem nenhum problema.


Grande abraço, espero ter ajudado.

jhonatan_morais
Contributor II
Contributor II
Author

Caramba, funcionou. Mas que filtro complexo, Agradeço muito a ajuda.  acredito que não tenha sido simples pensar nesta solução.

jhonatan_morais
Contributor II
Contributor II
Author

Oi Anderson, tanto sua expressão quanto a do Tiago retornaram os valores.  Mas eu não consigo marcar as duas como certas. Sua expressão ficou mais simples e apresentou o mesmo resultado.

Muito obrigado… vendo a resposta de vocês percebi que não chegaria a esta solução sozinho.

Cada vez mais vejo a necessidade que quebrar as informações ao máximo em momento de carga pq calcular isso posteriormente com  as expressões do qlik não esta tão intuitivo para mim, e tenho perdido muito tempo de produção com isso.

Obrigado a todos.

Thiago_Justen_

Sempre à disposição meu caro.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago