Olá amigos,
Estou com um problema e espero que vocês consigam me ajudar. Sou novo no ambiente qlikview e estou num projeto onde estou trabalhando com uma dimensão 'clientes' e tenho várias expressões numa tabela simples. O problema é que preciso fazer um resumo por vendedor onde tenho de agrupar os resultados que obtive quando a dimensão é de clientes.
Enfim, que preciso fazer é mudar a dimensão de cliente para vendedor, porém não estou conseguindo, pois, a coluna status é obtida através da função "if" em relação as colunas 2, 3, 4.
Segue abaixo print.
Bom Dia amigo
Espero que que minha ideia te ajude, ja tentou tratar em sua carga de dados a questãod o vendedor como funcionar o relacionamento vendedor com cliente? Se você quiser unificar vendedores e clientes para fazer um total de quanto ele vem vendendo e para qual cliente acredito que deva existia uma relacionamento entre Venda X Cliente X Vendedor ( Não necessáriamente nessa ordem), poderia tentar usar essa amarração ou criar uma deste tipo assim você consegue fazer resumo de quanto o vendedor fez de venda e quais cliente.
Thiago, obrigado pela resposta.
Na verdade, existe a amarração de vendedor, cliente e venda. O que acontece é que no painel, se um cliente passar dois meses sem comprar devo tratá-lo como 'Perdido', Se houver compra entre 60 e 30 dias este ainda está 'ATIVO', porém se o cliente voltar a comprar após um longo periodo afastado devo tratá-lo como reativado. Para trazer as informações useis vários 'ses'. Mas quando tento usar a dimenção vendedor, ou mesmo tabela dinâmica não dá certo a contagem.
Boa tarde Carlos,
o que você poderia fazer é criar esse status (ativo, reativo e perdido) no script... usando uma condição com where..
EX:
TabClienteAtivo:
LOAD
'ATIVO' as status,
cliente,
vendedor,
num(mes) as mes,
valor_vendas
FROM tabela
where mes >= num(month(today()) - 1 ) // ou max(mes,2)
TabClientePerdido:
LOAD
'PERDIDO' as status,
cliente,
vendedor,
num(mes) as mes,
valor_vendas
FROM tabela
where mes < num(month(today()) - 1 ) // ou max(mes,2)
PS: concatene as tabelas para nao ficar com chave sintética...
dai nas expressões vc pode usar tanto para vendedor quanto para o cliente usando o status...
por exemplo em um gráfico de vendedores... vc pode utilizar 2 dimensões, vendedores e status...
e vai mostrar as informações (valores, quantidade ...) dos clientes perdidos e ativos por vendedor
ou pode utilizar set analysis para mostrar apenas um status ex:
count( {<status = {'PERDIDO'}>} DISTINCT clientes)
mostra somente a qtde de clientes perdidos.
Olá, você já tentou utilizar análise de conjunto com as funções de elemento P() e E().
Tenho um exemplo que fiz e funciona corretamente, só que nesse caso a variação temporal de um ano para outro.
if(Sum({$<Ano={$(=Max(Ano)-1)}, Cliente = P({<Ano={$(=Max(Ano)-1)}>})>} Volume_Vendido) > 0
and Sum({$<Ano={$(=Max(Ano))}, Cliente = P({<Ano={$(=Max(Ano)-1)}>})>} Volume_Vendido) <= 0, 'PERDEU',
if(Sum({$<Ano={$(=Max(Ano)-1)}, Cliente = P({<Ano={$(=Max(Ano)-1)}>})>} Volume_Vendido) > 0
and Sum({$<Ano={$(=Max(Ano))}, Cliente = P({<Ano={$(=Max(Ano)-1)}>})>} Volume_Vendido) > 0, 'MANTIDO',
if(Sum({$<Ano={$(=Max(Ano)-1)}, Cliente = P({<Ano={$(=Max(Ano))}>})>} Volume_Vendido) = 0 and
Sum({$<Ano={$(=Max(Ano))}, Cliente = P({<Ano={$(=Max(Ano))}>})>} Volume_Vendido) > 0, 'NOVO')))
Abraços,
Tonial.
Consegui através do uso da função AGGR.