Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
joelnunesf
Contributor III
Contributor III

Count retornando valor diferente. O que estou fazendo de errado?

Caros, não sei onde estou errando, mas olha isso: eu sei que na tabela noticias tenho 555.907 registros, porém quando faço Count([Número da Notícia]), está me retornando 555.923 (Fig.2). Não satisfeito, removi, e criei um count com [Título da Noticia] (Fig.3)... que M estou fazendo?

 

Fig.1

dados1.png

Fig.2

dados2.png

Fig.3

dados3.png

1 Solution

Accepted Solutions
andradetobias
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

Saquei!
Bom, de uma forma mais simples, tenta visualizar os relacionamentos pelo gerenciador de dados.
As vezes é coisa mínima, mas já o suficiente pra gerar a divergência dos dados.

Abraço!

View solution in original post

8 Replies
andradetobias
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

Joel,
Se você contar esses valores de forma distinta, o valor bate?
joelnunesf
Contributor III
Contributor III
Author

Já tentei... nada. Será que pode ser a tabela relacionada? Pô, mas é estranho demais.

 

Ps.: Comecei a pouco desenvolver no Sense, pode ser uma besteira que estou fazendo, mas o app é tão simples.

dados4.png

andradetobias
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

E quando o Load termina, o Qlik aponta alguma chave sintética?
joelnunesf
Contributor III
Contributor III
Author

Não tem nenhuma chave sintética.

Rapaz... olha uma coisa, retirei o auto relacionamento renomeando a chave da outra tabela... e acertou!

Bem, tem algo no relacionamento com essa outra que esta acrescentando 16 registros.

andradetobias
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

Saquei!
Bom, de uma forma mais simples, tenta visualizar os relacionamentos pelo gerenciador de dados.
As vezes é coisa mínima, mas já o suficiente pra gerar a divergência dos dados.

Abraço!
joelnunesf
Contributor III
Contributor III
Author

Gente boa, muito obrigado pela atenção, mas vc não vai acreditar... inconsistência nos dados!!! Não existe constraints entre essa tabela e "fato" dela, existiam 16 registros cujo código não existia em noticias. É F$%@!!! Valeu

andradetobias
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

Saquei!
Bom que já descobriu! Nas próximas vezes, compensa testar um "not isnull" ou até mesmo um set analysis caso queira trazer um valor específico. Dessa forma você já identifica se tem problema na base.
Abraço!
Clever_Anjos
Employee
Employee

Via de regra não utilize um campo chave para cálculos de agregação (count, sum, avg, etc).

Pelo modelo associativo, o seu count() está contando o seu campo em todas as ocorrências daquele campo em todas as tabelas,

 

Eu pessoalmente, costumo deixar um campo com "1" fixo nas tabelas fato para que eu possa somar esse campo sem me preocupar com relacionamentos com outras tabelas.