Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Boa tarde.
Estou quebrando a cabeça em uma coisa que aparentemente é boba, mas não estou conseguindo fazer.
Possuo uma base de vendas. Quero montar uma tabela que mostre, por cliente, a venda dos dois últimos meses fechados, ou seja, quero exibir sempre a venda dos dois meses anteriores, usando Today() como parâmetro para definir o mês atual.
No load, criei um campo chamado "MesAno" usando a seguinte expressão: Date(Monthstart(DATA), 'MMM/YYYY') as MesAno
Depois, criei uma variável chamada "vMesAnt1", para definir o mês anterior, usando a seguinte expressão: Date(AddMonths(Today(),-1), 'MMM/YYYY')
Ao criar a Measure para calcular a venda do mês anterior, utilizei a seguinte expressão: sum( {$<MesAno={"$(vMesAnt1))"}>} VENDA )
Criei um KPI para exibir essa Measure, apenas como teste, e aparece 0 (zero).
Tentei jogar em uma tabela e o resultado é o mesmo... ZERO!
Já quebrei a expressão, para ver os valores.... Quando vou exibir o valor da variável "vMesAnt1", temos "nov/2018". O campo "MesAno" exibe o mesmo valor, "nov/2018".
Acredito que resolvendo o problema do mês - 1, funcione para o mês - 2...
Onde será que errei? Alguém pode, por favor, me ajudar? Já procurei a solução em outros posts mas as soluções sugeridas não funcionaram.
Desde já agradeço!
Abraços!
Oi Gabriel!
Já testei o que você sugeriu e, infelizmente, dá erro... Não aparece mais "0" (zero) e sim "-" (traço) após alterar a expressão.
De qualquer forma, agradeço pelo retorno!
Abraço!
Olá Daniel.
Verifique se atende o exemplo que desenvolvi com base no que pediu.
Opa!
Muito obrigado pelo arquivo!
Quando abri no QLIK Sense, só vi a tabela sendo criada no LOAD. Ao abrir o arquivo, não encontrei nenhuma sheet, variável ou measure.
Mais uma vez, agradeço!
Abraço!
Daniel.
Bom dia Daniel,
Veja se nessa sua expressão não está sobrando um parenteses!
sum( {$<MesAno={"$(vMesAnt1))"}>} VENDA ) -> Tenta tirar esse parentese que esta em vermelho e vê se funfa!
Como o seu campo no banco de dados vem ?
Quando vc da um Date(xxxx) apenas formato, mas não mexe internamente no tipo. Coloca a sua expressão os valores manual para testar.
Sua Expressao:
sum( {$<MesAno={"$(vMesAnt1))"}>} VENDA )
Teste
sum( {$<MesAno={"01/2018"}>} VENDA ) veja se mostra valores.
Daniel,
Não vi que estava utilizando o Sense, mandei um exemplo no qlikview
Mas usando aqueles dados que conseguiu carregar, o Set Analysis ficaria assim:
=SUM({<[data]={">=$(=AddMonths(Today(),-2))"}>}vlr)
Bom dia Daniel!
Olhando rapidamente aos exemplos de implementação que vc fez, acredito que você tenha que chamar a sua variável passando um sinal de '='.
Exemplo:
VAR = LET vMesAnt1 = Date(AddMonths(Today(),-1), 'MMM/YYYY');
MENSURE = Sum( {$<MesAno={'$(=vMesAnt1)'}>} VENDA );
Este sinal de '=' força o cálculo das expressões das quais compõem a variável vMesAnt1.
Ah, outra coisinha... na sua mensure, a chamada da variável tinha um parêntese a mais 😉
Forte abraço!