Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
antoniodneto
Creator II
Creator II

Dúvidas de Cálculos - Fórmulas

Olá pessoal,

Tenho algumas dúvidas referentes a algumas fórmulas que estão dando errado no meu processo.

1) Cálculo de SUM com IF.

Tenho um campo de valor chamado RISCO_TOTAL, e algumas faixas de RATING, <0,2 - 2 - 3 - >4 enfim diversas.

Gostaria de criar um novo campo de risco para cada faixa, utilizei a seguinte expressão if(FAIXA_VA = '<0,2',SUM(RISCO_TOTAL)) ela me retorna um OK porém não traz o valor .

2) Selecionar somente os últimos meses.

Tenho no meu campo DATA 5 anos de histórico, como criar uma fórmula para lista o mais recente e os últimos 24 meses?

3) Cálculo de SUM com MÉDIA

Tenho um campo chamado  PDD e outro RISCO_TOTAL, gostaria de fazer um cálculo somando todo o campo PDD e criar uma MÉDIA da SOMA do RISCO_TOTAL, complicado?

4) Rankear

Tenho um campo chamado SETORES, que existem 40 tipos diferentes, como fazer uma expressão para que ele me mostra os 10 maiores pelo RISCO_TOTAL?

Muito obrigado pela ajuda de todos.

Abraço

Labels (1)
11 Replies
antoniodneto
Creator II
Creator II
Author

Paulo.

2) Show deu certo tb!!!!

Poderia me ajudar em mais uma?

Na minha base eu tenho diversas REGIONAIS e o histórico de datas Set/15 - Set/17.

No campo REGIONAIS eu tenho diferentes conteúdos mas preciso filtrar apenas SP MG RJ e PR pegando o Risco total, e somente dos meses Set/17 e Agosto/17, para fazer um cálculo de evolução de um mês para o outro.

Obrigado!

pedrobergo
Employee
Employee

Olá Antonio,

Nesse caso, usar Set Analysis é o mais indicado.

Faça assim:

SUM( {$< REGIONAIS={'SP','MG','RJ','PR'}, [DATA BASE]={'>=01/08/2017<=30/09/2017'} >} RISCO_TOTAL)

Ele irá somar os valores da medida (ou campo) RISCO_TOTAL para as Regionais SP, MG, RJ e PR, com o intervalo de DATA_BASE maior ou igual 01/08/2017 e menor ou igual 30/09/2017.

Se quiser pesquisar mais sobre isso, consulte esses dois links

- Manual Set Analysis Completo em Português BR

- Help Qlik - Set Analysis

Abs,