Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dificuldades com Drill down e somar dimensão

Olá pessoal,

Queria saber se é possível fazer esse tipo de funcionalidade que explico abaixo:

Fiz uma contagem em uma tabela de INCIDENTES, nas minhas dimensões eu vou agrupar por 4 colunas (PERGUNNTA1, PERGUNNTA2, PERGUNNTA3, PERGUNNTA4) até aqui ok.

O problema é que cada coluna dessa pode ter dois valores possíveis true ou false, eu pensei em fazer drill da seguinte forma.

A soma de (true + false) em cada coluna e quando eu clicar em alguma coluna me mostre os valores para true e para false em colunas separadas.

Eu me esbarrei na soma das dimensões
Na expressão eu tenho
  =count(Incidentes.id)

Nas dimensões eu tentei
  = count(INCIDENTES.PERGUNTA1)

Alguma ideia?


Obs. Eu uso uma versão gratuita então não consigo importar QVW

1 Solution

Accepted Solutions
Not applicable
Author

Pessoal, Resolvi da seguinte forma:

Como queria fazer um agrupamento e nesse agrupamento gerar um drill eu tive que resolver no SQL gerando um QVD mais pronto.

O meu agrupamento era por varias colunas e cada coluna podia ter dois valores e isso era um problema.

Fiz um PIVOT transformando as colunas de perguntas em linhas e gerando um novo QVD a partir dessa QUERY, dessa forma obtive uma tabela possivel de fazer meu DRILL,

Funcionou beleza.

Vlw as dicas anteriores.

View solution in original post

7 Replies
nicolett_yuri

"A soma de (true + false) em cada coluna e quando eu clicar em alguma coluna me mostre os valores para true e para false em colunas separadas."

Esta confuso, pode detalhar melhor?

Not applicable
Author

Vou citar somente a coluna PERGUNTA1 mas serve para as outras. 
Seguinte, na minha tabela por exemplo, tenho 100 linhas ao todo, e quando eu coloco a dimensão por PERGUNTA1 (essa coluna pode ter dois valores preenchidos true ou false)

Pergunta1 com true existem 20 registros
Pergunta1 com false existem 10 registros

Os outros podem está nulos sem problemas.

Quero mostrar uma coluna somente com a soma de 20+10.
Mas o que aparece pra mim são duas colunas, uma coluna para true e outra coluna pra false. Daí pensei que pudesse fazer a soma na dimensão.

Consegui explicar melhor?

nicolett_yuri

Sim, agora sim.

Se você colocar a coluna PERGUNTA1 na dimensão e a expressão para contar os ids (count(Incidentes.id)), o seu resultado será um gráfico com a contagem para cada resultado da coluna PERGUNTA1 (20 para true e 10 para false). Se você quer apenas uma barra com o total, deve utilizar outra dimensão que não tenha essa quebra de True ou False.


Um exemplo:

Crie um drilldown de Mês e PERGUNTA1, desta forma a primeira visão do usuário será o resultado total do mês e ao clicar em um mês, será exibida a quebra por true ou false.

Not applicable
Author

Vou tentar fazer o seguinte,

Vou gerar um QVD a partir de um query com a soma de cada pergunta e usar esse QVD como a primeira opcao do drill. Seria um QVD com o id da tabela e as outras colunas com as perguntas e seus totais

id 1 = 1

pergunta1 = 30

pergunta2 = 32

pergunta3 = 10

pergunta4= 40

Agora uma dúvida que tenho, é uma boa prática e recomendável ficar gerando QVD com querys cheias de regras e calculos?

Not applicable
Author

Consegui somar os valores true + false de uma coluna, eu coloquei para retornar o valor 1 assim a soma é feita.

eu coloquei essa expressão como primeira opção dentro do grupo de drill

1)=if(if(INCIDENTSM1.CGU_PERGUNTA1='false',1,if(INCIDENTSM1.CGU_PERGUNTA1='true',1))='1','Pergunta 1')

E ela como coluna padrão mostrando os valores para true e para false separadamente

2)INCIDENTSM1.CGU_PERGUNTA1

Resultado: O drill funcionou perfeitamente.

Problema: eu tenho outras 3 colunas de perguntas e não sei como fazer esse drill para atingir todas as colunas.

Not applicable
Author

Pessoal, Resolvi da seguinte forma:

Como queria fazer um agrupamento e nesse agrupamento gerar um drill eu tive que resolver no SQL gerando um QVD mais pronto.

O meu agrupamento era por varias colunas e cada coluna podia ter dois valores e isso era um problema.

Fiz um PIVOT transformando as colunas de perguntas em linhas e gerando um novo QVD a partir dessa QUERY, dessa forma obtive uma tabela possivel de fazer meu DRILL,

Funcionou beleza.

Vlw as dicas anteriores.

nicolett_yuri

Muito bom!