Skip to main content

Brasil

Announcements
Action-Packed Learning Awaits! QlikWorld 2023. April 17 - 20 in Las Vegas: REGISTER NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
aresende
Contributor II
Contributor II

Gráficos de índices - base acumulada

Boa tarde!

Gostaria de fazer um gráfico de índices (base 100).

Tenho uma dimensão de data e uma de segmentos, ou seja, uma data tem N segmentos.

Esses segmentos têm efeitos sazonais, então preciso fazer um índice a partir do acumulado, não do valor do mês.

Imaginando dados de 2015 até 2017, tendo base 2015, eu queria que:

jan'16 = jan'16/jan'15*100,

fev'16 = jan+fev'16/jan+fev'15*100, e por aí em diante, removendo assim o fator sazonal dos fatores.

Esse guia aqui é muito bom e funciona quando os índices não têm fatores sazonais. Segue uma imagem de como fica meu gráfico com ele, vê-se claramente os efeitos sazonais nessa linha rosa.

Capture.PNG

O código para esse gráfico é:

=Sum( {1< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} VolSeg)/

(sum(total <Segments>{$< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} if(monthname(Date_SEG)=monthname(min(total Date_SEG)),VolSeg))/100)

Nesse outro guia, usar a função top também funciona, mas como tenho uma "subdimensão" da data (segmentos), então a função acaba considerando meu primeiro segmento como base, como podemos ver nessa outra imagem abaixo.

Capture.PNG

O código para esse gráfico é:

=Sum( {1< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} VolSeg)/

top(Sum( {1< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} VolSeg))*100

(adicionar "total <Segments>" não ajudou no caso da função top.

Agradeço qualquer ajuda possível!

Labels (4)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Montei um exemplo de AsOf para você, contendo YTD e LYTD

Acho que vai ficar mais fácil para você adaptar ao seu modelo.

OBS: Lembre-se que com a utilização do AsOf, você deverá modificar todas as expressões do seu painel, para identificar qual o calendário que vai usar.

View solution in original post

6 Replies
nicolett_yuri

Arthur, eu montaria essa lógica através de um Calendário AsOf. Entendo que sua regra será sempre:

[Acumulado até o mês selecionado] / [Acumulado até o mês selecionado do ano anterior] * 100

Da uma olhada nesse post:

Re: Dúvida com fórmula

Me informe caso tenha alguma dúvida

nicolett_yuri

Montei um exemplo de AsOf para você, contendo YTD e LYTD

Acho que vai ficar mais fácil para você adaptar ao seu modelo.

OBS: Lembre-se que com a utilização do AsOf, você deverá modificar todas as expressões do seu painel, para identificar qual o calendário que vai usar.

aresende
Contributor II
Contributor II
Author

Bom dia, Yuri, obrigado pela resposta.

Vou tentar implementar aqui mas, em teoria, eu teria só um ano base (no meu caso é 2013, então todos teriam como referência 2013 e não o ano anterior). Isso mudaria a expressão?

aresende
Contributor II
Contributor II
Author

Bom dia, Yuri.

Obrigado novamente pela resposta, entendi o problema e modifiquei um pouco sua solução para criar meus índices.

Super obrigado!

nicolett_yuri

A expressão não muda em nada, pois na lógica do script tem a verificação dos anos.

nicolett_yuri

Show!