Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Comunidade, creio que muitos já se depararam com a necessidade de criar uma rotina de versionamento ou backup dos aplicativos Qlik Sense. Eu criei uma rotina há muito tempo e, recentemente, fiz uma modernização para um cliente. Como gosto de compartilhar conhecimento, decidi deixá-la disponível para apoiar o crescimento da nossa comunidade.
O script de backup está disponível no meu repositório do GitHub para garantir uma melhor organização e facilitar futuras releases:
https://github.com/mariosergioti/QlikSense_SCRIPT_Dumps_QVFs_QlikSenseClientManaged
README. v2.4.0 (Primeira versão pública):
📦Backups de Aplicações Qlik Sense Client-Managed (QVF)
Script em PowerShell para automação de dumps/backups de aplicativos (.qvf) do Qlik Sense Client-Managed.
Esta solução realiza a extração de todos os aplicativos do ambiente (tanto os Publicados em Fluxos quanto os Não Publicados nas Áreas de Trabalho dos usuários), organiza em pastas, gerencia a retenção de dados antigos e envia um relatório executivo em HTML via e-mail.
Para que o script consiga se comunicar com a API do Qlik Sense, é necessário ter o módulo PowerShell Qlik-Cli-Windows instalado no servidor onde a automação vai rodar.
Install-Module -Name Qlik-Cli-Windows -Force
Antes de executar, você precisa ajustar algumas variáveis no arquivo .ps1:
Defina onde os arquivos .qvf serão salvos. Pode ser um diretório local ou um caminho de rede (Storage/ClusterFS).
O script está pré-configurado para usar o SMTP do Gmail. Você precisará ajustar as variáveis $vEmailRemetente, $vEmailDestino e $vSenhaAppGmail.
⚠️ Importante: Como criar a Senha de Aplicativo no Google O Google não permite mais usar a sua senha normal para scripts. Você precisa gerar uma "Senha de App":
Para que o backup rode de forma 100% autônoma e com as permissões corretas para acessar a API do Qlik Sense, é obrigatório que o script seja executado pelo mesmo usuário que roda os serviços do Qlik Sense.
Mario Sergio Soares
Parabéns pela iniciativa e excelente trabalho.
Obrigado pelo apoio, estou pensando em fazer outros como de backup full e versão cloud se este conteúdo se demonstrar relevante para a comunidade.