Skip to main content
Announcements
Introducing Qlik Answers: A plug-and-play, Generative AI powered RAG solution. READ ALL ABOUT IT!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Média ponderada de apenas valores válidos em níveis diferentes

Bom dia a todos,

Estou com dificuldade de transformar um cálculo realizado no Excel para o QlikView. Preciso apresentar os resultados de uma avaliação, tenho todos reunidos em uma base em que existem diversas dimensões a serem analisadas, como por exemplo: período de avaliação, fornecedor, macro critérios (com respectivos pesos) e critérios (com respectivos pesos).

Algumas regras que tem dificultado minha análise:

- A cada critério é atribuída uma nota, que varia de 0 a 10 ou pode ser "Não aplicável". Quando "Não aplicável", o peso do critério é distribuído dentre os demais Critérios do Macro critério, a fim de obter a média ponderada dos critérios válidos.

- Quando todos os Critérios do Macro Critério forem "Não Aplicáveis", o peso do Macro Critério é distribuído entre os demais Macro Critérios, para obter a média geral do fornecedor.

Os dados de uma avaliação são os seguintes:

    

Macro CritérioPeso_MacroCritérioPeso_CritérioNota_IDF
Qualidade0,25Conformidade com a especificação/solicitação0,48
Qualidade0,25Documentação associada0,258
Qualidade0,25Capacidade de atendimento: recursos e processos0,358
Entrega0,25Pontualidade 0,759
Relacionamento0,175Ética, Cordialidade, equilíbrio em situações de conflito0,4510
Relacionamento0,175Comunicação clara e transparente0,28
Relacionamento0,175Comprometimento0,359
Entrega0,25Documentação Fiscal de cobrança em conformidade0,259
SMS - RS0,15Atendimento aos requisitos legais (PPRA, PCMSO, ASO)0,410
SMS - RS0,15Responsabilidade solidária0,5N/A
SMS - RS0,15Iniciativas voltadas a sustensabilidade Social e Ambiental0,110
Negociação0,175Proposta conforme escopo solicitado0,410
Negociação0,175Agilidade no envio da proposta0,38
Negociação0,175Flexibilidade nas negociações0,38

    

Consegui fazer a ponderação tranquilamente quando a dimensão do gráfico é o "Macro Critério", utilizando a seguinte expressão:

=(sum(if((Nota_IDF='N/A'),'',Nota_IDF)*Peso_Critério))/(sum(if((Nota_IDF='N/A'),0,Peso_Critério)))

Capturar1.JPG

Porém preciso gerar um gráfico da Evolução da média do fornecedor por trimestre e não consigo fazer com que a ponderação do Peso do Critério aconteça antes do cálculo da média geral.

Tentei utilizar a expressão:

=sum((if((Nota_IDF='N/A'),'',Nota_IDF)*Peso_Critério*Peso_Macro))/(sum(if((Nota_IDF='N/A'),0,Peso_Critério*Peso_Macro)))

Porém ela retorna o valor 8,82 quando deveria ser 8,91 (8*0,25+9*0,25+9,3*0,175+10*0,15+8,8*0,175).

Capturar2.JPG

Alguma sugestão? Deveria "setar" a média por Macro Critério no código fonte, utilizando 'set analysis' ou algum outro comando?

Estou um pouco perdida... Se for necessário encaminhar o arquivo em QlikView me avisem que trato as informações confidenciais.

Encaminho a base compilada e a planilha de avaliação individual para auxiliar na análise das fórmulas.

Desde já muito obrigada.

Labels (2)
10 Replies
Not applicable
Author

Deu certo Arthur!!!! MUITO obrigada!

Só precisei acrescentar mais um peso na média geral porque alguns de nossos fornecedores tem um peso diferenciado... mas agora tá ótimo!

Valeu mesmo!