Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
ruzivao1980
Creator
Creator

Mes anterior

 Boa tarde Galera...

 

Estou montando um DRE e preciso mostrar os 3 meses anteriors... a partir da seleção, tanto em ano como em meses.

 

Por exemplo...

tela1.pngOnde tenho o ano e mes, tenho o campo saldo que apenas ele preciso mostrar mais 3 meses atraz levando em consideração o ano tb, tipo se seleciono janeiro de um ano ele metraz dezembro, novembro e outubro do ano anterior, apenas do campo SALDO que faz um calculo simples (sum(VALOR_CREDITO) - sum(VALOR_DEBITO))

Posso fazer o set analisty com os 3 meses juntos.. ou uma coluna a mais para cada item... como faço.

Obrigado pela ajuda

16 Replies
Gabriel_Fernandes
Contributor III
Contributor III

Você quer saber como fazer o calculo dos 3 meses no set analysis?

 

se sim, sugiro criar duas variáveis no QVW para as datas e depois aplicar o set analysis com eles.

 

Variáveis:

vDataIni = Addmonths(MakeDate(GetFieldSelections(Ano),12),-3) 

vDataFim = MonthEnd(MakeDate(GetFieldSelections(Ano),12))  

 

Set Analysis:

=Sum ({< Data = {'>=$(vDataIni) <=$(vDataFim)'}>}VALOR_CREDITO-VALOR_DEBITO)

 

Veja se funciona.

ruzivao1980
Creator
Creator
Author

Boa noite, nao funcionou.....

O que preciso é o seguinte, se eu seleciono o ano 2019 e mes Janeiro, ele me da o Saldo do mes 01/JAN, Eu preciso do lado desse saldo o valor desse campo SALDO, mas dos ultimos 3 meses, um em cada coluna, 12/2018, 11/2018 e 10/2018.

Deu para enteder.....

 

Obrigado muito pela ajuda

demetriuscesar1
Partner - Contributor
Partner - Contributor

:: Medida Do Mês -3

Expressao de Rótulo para ficar o nome do mes: MonthName(Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-3)))

=Sum ({< Data = {'>=$(=Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-3)) <=$(=MonthEnd(Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-3)))'}>} VALOR_CREDITO)
-
Sum ({< Data = {'>=$(=Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-3)) <=$(=MonthEnd(Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-3)))'}>} VALOR_DEBITO)

 

:: Medida Do Mês -2

Expressao de Rótulo para ficar o nome do mes: MonthName(Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-2)))

=Sum ({< Data = {'>=$(=Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-2)) <=$(=MonthEnd(Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-2)))'}>} VALOR_CREDITO)
-
Sum ({< Data = {'>=$(=Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-2)) <=$(=MonthEnd(Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-2)))'}>} VALOR_DEBITO)

 

:: Medida Do Mês -1 ::

Expressao de Rótulo para ficar o nome do mes: MonthName(Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-1)))

=Sum ({< Data = {'>=$(=Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-1)) <=$(=MonthEnd(Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-1)))'}>} VALOR_CREDITO)
-
Sum ({< Data = {'>=$(=Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-1)) <=$(=MonthEnd(Addmonths(MakeDate(max(Ano),max(Mês),-1)))'}>} VALOR_DEBITO)

ruzivao1980
Creator
Creator
Author

Bom dia meu amigo..... obrigado pela ajuda, mas nao esta dando certo porque será....

O rotulo da erro na expressão e eu nao consegui ver o que é, nos dados ele traz o saldo mas sem (-) retirar o mes, traz do mes selecionado, segue as imagens...

 

Obrigado!

 

tela1.pngtela2.pngtela3.png

demetriuscesar1
Partner - Contributor
Partner - Contributor

Para o rótulo: MonthName(Addmonths(MakeDate(max([Atividade Data Atualização.Cal.Ano]),max([Atividade Data Atualização.Cal.Mês])),-3))

 

@ruzivao1980 você tem que alterar o nome dos campos conforme os nomes dos campos que está utilizando para Data, Ano e Mês.

Nas expressões de medidas experimente colocar o número 1 antes de todo set analysis:

Sum({1<...

demetriuscesar1
Partner - Contributor
Partner - Contributor

Se preferir manda o qvw com os dados embaralhados que eu ajusto para voce
ruzivao1980
Creator
Creator
Author

segue....

Fiz oque vc falou, troquei o campo ANO e MES que são os meus campos, mas nao deu certo.

 

O campo que preciso é o SALDO, nota que deixei do lado direito... os valores que tem que estar junto do saldo do mes.

 

MUITO OBRIGADO pela ajuda

ruzivao1980
Creator
Creator
Author

Enviei o arquivo. Pode me ajudar por favor
Gabriel_Fernandes
Contributor III
Contributor III

Você precisa que o saldo dos 3 últimos meses, estejam separados por mês? ou pode ser uma coluna com o somatório dos 3?