Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Novidades do Qlik Sense 3.0

Já passou da metade de Junho e estamos chegando próximo da liberação da versão 3.0 que deve ocorrer até final do mês segundo o Roadmap divulgado pela Qlik. Neste momento ainda não foi liberada uma versão Preview, mas somente uma apresentação das novidades descrevendo tudo que foi mostrado no Qonnections.

Tive acesso ao site beta de documentação e  descobri algumas novidades bem interessantes além daquilo que foi mostrado no Qonnections e do que foi divulgado neste material via portal de parceiros. Vamos a elas:

Novos conectores embutidos no instalador

Os conectores REST, ODBC e Salesforce que atualmente vem separados, serão parte do instalador padrão do Qlik Sense. Em contrapartida o instalador deve engordar bastante...

Single Sign-on para o Hana

Possibilita conectar-se ao banco de dados com login único estabelecendo uma conexão confiável

Estilo de Aplicação

Permite a customização da aplicação aplicando padrão corporativo de cores e logotipo na seção de título da pasta.


Conteúdo compartilhado diretamente no Hub

Será possível publicar apps Qlikview no Hub do Qlik Sense. Para isso é preciso atender diversos pré-requisitos de interoperabilidade entre o servidor Qlikview e o servidor Qlik Sense. O principal é a necessidade do Qlikview estar na v12SR3 e haver um Publisher instalado no ambiente.

Será possível distribuir relatórios do NPrinting diretamente no Hub do Sense. Requer versão 17.1 do NPrinting.

Crie novos objetos customizados com Widgets

Widgets é acessado via Dev-Hub. Com ele você cria novos objetos de visualização usando somente tags HTML e CSS, sem  necessidade de conhecer javascript. Você pode construir KPI, tabelas, e visualizações simples.

Nova forma de acesso a dimensões e medidas alternativas em gráficos


Na versão 2.2 foi introduzido um novo recurso para definir dimensões/medidas alternativas em gráficos, mas elas eram acessadas somente quando acessado o modo de customização de visualização (icone com as 3 barras deslizantes).

Isso foi melhorado de forma que ao clicar no titulo da medida ou da dimensão no eixo de um gráfico é possível selecionar a alternativa.


Novo layout do painel de edição

O novo layout reorganiza o painel de artefatos (objetos padrão, objetos customizados, campos, itens mestres). Veja a tela abaixo:Sheet View - edit

Identificação automática de campos de latitude e longitude

Ao utilizar o assistente gerenciador de dados, os campos de latitude e longitude são detectados automaticamente sendo criado um novo campo para uso no mapa de pontos.

Segundo a documentação segue o limite de 3.333 pontos por mapa.

Integração com Cloud

Na documentação sobre API, são mencionadas funções com referencia a Cloud para testar sincronização, mas que ainda não estão operantes. Provavelmente entrarão em operação quando for liberada a Cloud Business onde poderemos ter alguma integração onde a app recarrega no Qlik Sense Server do cliente e publica na conta cloud (é uma hipótese minha, nada confirmado).

A documentação ainda é beta e pode mudar até a data de lançamento com inclusão de pequenas funcionalidades.

Só nos resta agora aguardar o lançamento oficial !

Abraço a todos.

Pablo Labbe

4 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Legal por compartilhar Pablo.

furtado@farolbi.com.br
nicolett_yuri

Muito bom! Parabéns pela pesquisa!

Estou esperando sair mais umas coisas para fazer um novo post

marcio150972
Creator
Creator

Muito interessante, estou começando a mexer no Sense, estou lendo todos os artigos! Obrigado pelo compartilhamento das novidades.

Clever_Anjos
Employee
Employee

pablolabbe‌ se possível atualize com as novidades da 3.1