Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
michaelataides
Contributor III
Contributor III

QLIKVIEW X DATA WAREHOUSE: Conceitos Aplicados e Ensino

Boa tarde Pessoal,

                Estou finalizando minha faculdade e escolhi como tema do meu projeto final a utilização de ferramentas de BI (Qlikview) no ensino de sistemas de informação (Data Warehouse).

                Além de toda literatura sobre Data Warehouse e Business Inteligence, que é farta, preciso conceituar as ferramentas OLAP.

                A minha ferramenta de escolha foi o Qlikview, porém estou encontrando dificuldade em localizar referências bibliográficas que contribuam para o tema e principalmente sobre AQL/QIX.

Ainda não consegui definir bem o escopo do projeto por falta dessas informações, mas a intenção é mostrar como os conceitos de Data Warehouse são aplicados no Qlikview e como o Qlikview poderá contribuir para os ensinamentos destes conceitos e também tentar mostrar o quão ágil pode ser essa aprendizagem.

                Caso vocês tenham alguma referência ou material que pudesse contribuir com o trabalho eu agradeceria muito.

               Aceito sugestões e caminhos caso alguém já tenha experiência nesse assunto. Enquanto o Escopo não estiver totalmente finalizado qualquer dica para fazer um trabalho de qualidade será bem vinda.

fernando.tonialnicolett.yurimichaelataides

Ps.: Fernando estou sendo orientado pelo profº Luca nesse trabalho e lembramos de ti. rs

Labels (4)
1 Solution

Accepted Solutions
girino777
Creator III
Creator III

Olá Michael

Enviei o link por e-mail.

abraço

Renato

View solution in original post

5 Replies
nicolett_yuri

Neste post tem um material bem legal sobre AQL: AQL  Nele também existe referências para outros posts.

Tenho alguns outros materiais sobre AQL e QIX. Te repasso assim que possível

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Gostaria de lembrar que AQL é um conceito obsoleto segundo o Henric da própria Qlik.

QIX é uma tecnologia proprietária da Qlik e não um padrão aberto de mercado.

Quanto a implementação dos conceitos de DW no Qlikview, são perfeitamente aplicáveis, tais como a modelagem dimensional e uso de dimensões SCD (slow changing dimension).

girino777
Creator III
Creator III

Olá Michael.!

Tudo Jóia..!!

Abaixo segue um link da minha Tese de Mestrado da USP.

Espero que possa contribuir de alguma forma. 

Proposta de um sistema de apoio à decisão para controle e gerenciamento agrícola...

Bons Estudos..!! 

michaelataides
Contributor III
Contributor III
Author

Boa tarde Rafael,

O link está com erro. É possível me enviar por e-mail (michaelataides@gmail.com)?

Desde já agradeço.

girino777
Creator III
Creator III

Olá Michael

Enviei o link por e-mail.

abraço

Renato