Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Marcio_Campestrini
Specialist
Specialist

Qlikview e o controle de versão

Bom dia a todos

Estamos iniciando o desenvolvimento do Qlikview com uma equipe e gostaria de entender o que é possível para o controle de versão. Já li diversos documentos sobre utilização com SVN, TFS e Git, mas em todos os casos estou percebendo uma série de problemas. Sinto que a política do "temos que conversar antes de alterar" não será suficiente para manter a integridade dos projetos.

Sendo assim, o que é "aconselhável"? Qual caminho devo seguir para administrar as alterações nos aplicativos? Já estou utilizando o recurso das pastas de projeto (prj), mas ainda não é o suficiente.

Obrigado!

Márcio

Márcio Rodrigo Campestrini
Labels (1)
  • Other

7 Replies
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Olá Márcio,

Você pode descrever quais problemas que você observou no uso destas ferramentas ?

Saudações,

Pablo Labbe

Marcio_Campestrini
Specialist
Specialist
Author

Bom dia Pablo!

Obrigado pelo retorno.

Na verdade minha análise está baseada em tudo o que tenho lido em fóruns, blogs e na própria documentação da Qlik sobre isso. A mim parece que esse é um ponto falho na arquitetura do Qlikview. O meu objetivo aqui é principalmente entender o que a comunidade tem adotado como melhor política e então adaptá-la para o meu cenário.

Att.

Márcio Rodrigo Campestrini
Anonymous
Not applicable

Bom dia Márcio

A maioria dos projetos que participei não existiam versionamento, apenas em uma empresa tinha versionamento com SVN. Até onde eu vi, não tinha dado nenhum problema, apenas foi preciso um trabalho de gestão para "obrigar" o desenvolvedor a atualizar o SVN, más nem sempre estava atualizado rs.

Atenciosamente,

Tiago Ferrucio

EduardoAlexandredeFrancisco

Marcio, bom dia.

No ultimo projeto que trabalhei utilizávamos o Tortoise SVN.

E funcionou perfeitamente.

Lembrando que a ferramenta só funcionará se seu processo de atualização, branch, merge estiver bem alinhado, senão não há ferramente que resolva.

nicolett_yuri

Márcio, a ferramenta mais famosa é o Tortoise SVN mesmo.

Marcio_Campestrini
Specialist
Specialist
Author

Obrigado a todos que compartilharam informação. Isso agora vai ajudar a embasar a implantação do controle de versão aqui na empresa.

Márcio Rodrigo Campestrini
nicolett_yuri

Na minha opinião o controle de versão é realmente útil somente em projetos em que muitas pessoas se utilizam dos arquivos qvws, fora desse cenário eu prefiro fazer o controle de versão no próprio QVW, criando uma pasta no script com o versionamento e as alterações que estão sendo realizadas.