Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Prezados, boa tarde...
Estou enfrentando um problema com set analysis, pois estou engatinhando com ele agora...
Vamos lá, tenho uma Variável (vFat_Liquido) que contém dentro as somas para chegarmos no faturamento sem impostos, segue abaixo um exemplo fictício da Variável.
Colocando isso em uma tabela fica OK, =$(vFat_Liquido)
Porém agora estou precisando criar um Set Analysis, exemplo fictício, filtrando um Vendedor.
= Sum($<Vendedor={'X'}>)$(vFat_Liquido)) <----- Aqui estou com o problema, como aprendi que temos que colocar uma função de agregação em um set analysis, não está dando certo, pois já fiz os "SUM's" na variável e somar assim está dando erro.
Exemplo como estou fazendo (Tabela)
Vendedor | = Sum($<Vendedor={'X'}>)$(vFat_Liquido)) |
X | Era pra aparecer |
Y | - |
Z | - |
Obs.: Se eu copiar a variável na expressão e colocar o set analysis direto nos "SUM's", dá certo.. porém não seria a melhor pratica, pois pra chegar no faturamento liquido, eu calculo bastante campo...
Não sei se consegui explicar o ponto, porém se alguém conseguir me ajudar ficaria grato..
Obrigado
Joao, o mais correto seria colocar o set analisys dentro da variável
Você pode fazer assim:
$(vFat_Liquido({<Vendedor={'X'}>})) e passar um parametro para ela.
SET vFat_Liquido = 'Sum($1 VENDAS - Sum($1 IMPOSTO_X) - Sum($1 IMPOSTO_Y)';
Don't worry, be Qlik.
Tonial.
Boa tarde Joao,
Não pode ser feito por IF?
If(Vendedor = 'X',vFat_Liquido)
Sum(Aggr($(vFat_Liquido), Vendedor))
Então Marcel, até resolveria nesse caso.. mas deixei acima apenas um exemplo fictício e a expressão que irei fazer é um pouco mais complexa...
Então eu preciso usar o set analysis...
Obrigado pela atenção de qlqr forma..
Oi Marco,
Não sabe me dizer como faria isso usando Set Analysis, um exemplo qualquer...
Obrigado desde já
João, eu não entendi o que você quer faze, porém, se você está demonstrando o resultado em uma tabela, não há necessidade de incluir em um set analysis, já que na dimensão da tabela você inclui o nome da Vendedor.
Se você colocar em textbox, faz assim:
LET vFat_Liquido = Sum({<Vendedor={'X'}>} VENDAS) - Sum({<Vendedor={'X'}>} IMPOSTO_X) - Sum({<Vendedor={'X'}>} IMPOSTO_Y)
Marco, bom dia..
O que você colocou aí, funciona, já fiz dessa forma, porém o exemplo que eu dei é fictício... o set analysis e a variável são bem maiores do que coloquei como exemplo então ficaria inviável colar o set analysis depois de cada sum...
O porém é, eu aprendi a usar o set analysis com um campo, exemplo..
=Sum($<Vendedor={'X'}>) Faturamento_Liquido)...
O que eu quero é usar com uma variável que já tem os Sum's, exemplo...
=Sum($<Vendedor={'X'}>) $(vFat_Liquido)).
Aí que enfrento o problema, não sei como usar o set analysis em uma variável como "Campo"...
Bom dia amigo Joao,
Não sei se funcionaria, tem como disponibilizar um QVF?
Caso não, tentou assim:
=Sum($<Vendedor={'X'}>) 'vFat_Liquido')
Atenciosamente
Não funcionou Marcel
Que pena amigo, não consegue anexar o qfv ou print?
=Sum(${<Vendedor={'X'}>}vFat_Liquido)