Unlock a world of possibilities! Login now and discover the exclusive benefits awaiting you.
Prezados,
Estou tendo problema em uma coisa que parece simples, porem não consigo chegar a uma solução.
Tenho a seguinte tabela dinâmica:
Onde tenho as seguinte informações..
Produto.
Valor. A coluna valore é um sum(Valor)
Valor baseado na (Data Máxima, deste produto)... aqui esta o meu problema.. eu preciso que exiba exatamente como está na imagem acima, ou seja, só exiba o valor daquele produto na maior data em que aquele produto tem Valor, conforme eu sublinhei.
Tentei algumas funções como Aggr, IF e outras.. mas não deve estar montando corretamente.
dimensões: Produto e Data
Expressão: sum(Valor)
Agradeço...
Tens como adicionar pelo menos o modelo de dados com uma amostra?
Segue arquivo anexo..
Desde já agradeço pela ajuda..
Olá Thiago,
tenta essa solução
Sum({<DATA_COMPETENCIA={'$(=Date(Max(DATA_COMPETENCIA)))'}>}VALOR_LIQUIDO)
Boa tarde,
Com essa expressão: Sum({<DATA_COMPETENCIA={'$(=Date(Max(DATA_COMPETENCIA)))'}>}VALOR_LIQUIDO)
é retornado a data máxima da seleção, ou seja, não a data máxima que cada produto possui valor.
Com isso o valor será preenchido apenas na última coluna de datas e apenas para os produtos que possuem valor, conforme imagem abaixo.
Preciso que também seja preenchido onde está grifado em vermelho.
Obrigado pela ajuda.
Att,
Entendi, acredito que seja melhor implementar a solução no script:
tabela_dados: LOAD DATA_COMPETENCIA, Produto, VALOR_BRUTO FROM [fonte de dados]; tabela_ultimo_valor: Load Produto, LastValue(VALOR_BRUTO) as maxvalor Resident tabela_dados Group By Produto;
Ao usar Sum(maxvalor) é para trazer o último valor onde tenha valor.
Então, no script tbm não é possível, pois eu preciso que a data máxima de cada produto respeite a seleção de data que o usuário está fazendo no momento da consulta, ou seja, a cada mudança de filtro de data, as datas máximas de cada produto mudarão.
De qualquer forma, obrigado pela ajuda.
Não sei se entendi exatamente o que você precisa, mas fiz um pequeno ajuste na primeira expressão que talvez seja um caminho:
Sum({<DATA_COMPETENCIA={"<=$(=Date(Max(DATA_COMPETENCIA)))"}>} VALOR_BRUTO)
O texto está um pouco confuso para entender, mas seria algo do tipo que você precisa?
Aggr(SUM(VALOR_BRUTO), DATA_COMPETENCIA, ANO_MES_COMPETENCIA, RP)