Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Variável Calculada em Tabela Dinâmica

Olá,

Estou montando um DRE, e criei a seguinte variável para usar em uma tabela dinâmica onde tenho a Receita, Impostos e Faturamento Líquido, etc..  em linhas e os meses nas colunas.

vFaturamentoLiquido = Sum({$< INDICADOR = {"1. RECEITA BRUTA"}>} [Valor Mês]) - Sum({$< INDICADOR = {"2. IMPOSTOS"}>} [Valor Mês])

Ela funciona perfeitamente bem se tiver um mês específico selecionado, porém ao selecionar um ano inteiro por exemplo, a variável calculada retorna o valor total do período selecionado para todos os meses. Como posso resolver esse impasse, já tentei algumas formas nas não consegui chegar a um valor.

Obrigada

10 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Olá,

Tentei de duas formas:

1 -  Na expressão da medida usar:

IF(INDICADOR = '3. RECEITA LÍQUIDA', vReceitaLiquida, Sum([Valor Mês]))

onde vReceitaLiquida é a variável que criei através do botão de variáveis que fica no canto inferior esquerdo. e a fórmula é Sum({$< INDICADOR = {"1. RECEITA BRUTA"}>} [Valor Mês]) - Sum({$< INDICADOR = {"2. IMPOSTOS"}>} [Valor Mês]).

Dessa forma o valor mostrado na tabela dinâmica é a soma de todos os meses selecionados, mostrada em todos os meses (mostra o mesmo valor para todos os meses, como na imagem acima).


2- A segunda forma foi como você sugeriu, colocar na expressão da medida a fórmula, ficando assim:

IF(INDICADOR = '3. RECEITA LÍQUIDA', (Sum({$< INDICADOR = {"1. RECEITA BRUTA"}>} [Valor Mês]) - Sum({$< INDICADOR = {"2. IMPOSTOS"}>} [Valor Mês])), Sum([Valor Mês]))

Dessa forma, retorna zero. Aparentemente não tem erro na fórmula, pois ela funciona como variável, e não funciona como parte da expressão.

Acho que tem alguma variável que eu devo considerar e eu não estou vendo!