Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
nicolett_yuri

Variáveis – Dupla expansão do sinal de dólar (Double Dollar Sign Expansion)

Fala pessoal, tudo bom?

Na semana passada aprendemos mais sobre a Expansão do Sinal de Dólar (para quem não viu clique aqui) e essa semana vou continuar falando sobre o assunto de variáveis, porém com um pouco mais de complexidade. Falaremos da dupla expansão do sinal de dólar.

Recordando

Na outra semana aprendemos que o sinal de expansão do dólar tem por função avaliar o conteúdo de uma variável, ou seja, calcular o resultado da variável e, em seguida, devolver o valor de saída.

Entendemos que é possível criar uma expressão dentro de uma variável e reutiliza-la em um gráfico (ou outro objeto qualquer), por exemplo: Criamos uma variável para calcular o somatório de vendas e utilizamos a extensão do sinal de dólar para avaliar e calcular o conteúdo dessa variável.

Criada a variável vVendas com o conteúdo SUM(Valor):

Revisando_01

Utilizando a expansão do sinal de dólar para o Qlikview avaliar o conteúdo da variável vVendas:

Revisando_02

Compreendemos que armazenar expressões em variáveis é uma boa ideia para o re-uso de expressões e a facilidade de gerenciar suas possíveis alterações.

Dupla Expansão do Sinal de Dólar

Vamos avançar mais nessa ideia e permitir que o próprio usuário possa alternar as expressões de um gráfico e para isso, utilizaremos a Dupla Expansão do Sinal de Dólar (claro que existem outras formas, mas falamos disso outro dia !! ).

Dupla Expansão?

Se a expansão do dólar tem como objetivo avaliar o conteúdo de uma variável, então a Dupla Expansão irá avaliar duas vezes? Sim!!!

meme_pensativo

Vamos praticar para entender

Primeiro, criamos as variáveis

Serão três:

  1. vVendas
  2. vMedia
  3. vQuantidade


seus respectivos conteúdos:

  1. SUM(Valor)
  2. AVG(Valor)
  3. Count(Valor)

Dupla_Expansao_Sinal_Dolar_Exemplo_01

Segundo, a tabela de referência

Agora iremos criar uma tabela de referência, para a escolha das métricas, conforme a imagem:

Dupla_Expansao_Sinal_Dolar_Exemplo_02

PS: Criei a tabela de referência através de um INLINE, mas você pode optar por ter uma planilha de controle.

Foram criadas duas colunas, Nome e Metrica, sendo o nome da expressão e a métrica da expressão, respectivamente. Repare que o conteúdo da coluna Metrica é o nome da variável que contém essa determinada expressão. A dupla expansão começa a fazer mais sentido!

Terceiro, disponibilizar a lista

Antes de criar o gráfico, temos que adicionar a lista para que o próprio usuário possa selecionar qual métrica deseja avaliar.

Crie uma lista utilizando o campo Nome e habilite a opção "Sempre um valor selecionar". Essa opção é obrigatório para que o objeto sempre tenha algo a calcular, caso tenha mais do que um valor selecionado, um erro será apresentado.

Note que a opção "Sempre um valor selecionar" é habilitada somente após esta lista possuir apenas um campo selecionado.

Dupla_Expansao_Sinal_Dolar_Exemplo_03

Quarto, criar a expressão

Vamos ao prato principal...

Chegou a hora de descobrir como utilizar a Dupla expansão do sinal de dólar!

Crie uma expressão com o seguinte conteúdo:

Dupla_Expansao_Sinal_Dolar_Exemplo_04

meme-arcoiris

Vamos entender

A expressão utilizada foi: $($(=Metrica))

A primeira expansão do sinal de dólar $(=Metrica) é responsável por identificar o conteúdo da coluna Métrica de acordo com a seleção do usuário e a segunda expansão é responsável por avaliar o conteúdo que esta dentro da variável escolhida.

OBSERVAÇÃO: O sinal de igual é obrigatório para que o QlikView compreenda que ele deve avaliar o conteúdo do campo Métrica e o resultado dessa avaliação deverá ser tratado como algo que ainda precisará ser avaliado.

Se deixarmos o valor da expressão somente com o conteúdo $(=Metrica), o gráfico apenas mostrará o conteúdo da variável em forma de texto, conforme imagem:

Dupla_Expansao_Sinal_Dolar_Exemplo_05

Quinto, deixar o rótulo dinâmico

Por último e não menos importante, podemos aproveitar o campo Nome para que este seja o rótulo da nossa expressão. Basta colocar o Nome com um sinal de igual na frente no campo de rótulo, conforme imagem:

Dupla_Expansao_Sinal_Dolar_Exemplo_06

Conclusão

Essa é a forma mais útil para gerenciarmos todas as métricas de nossa aplicação, estamos concentrando todo esse conteúdo dentro do mesmo local e ainda podemos facilitar a navegação dos usuários.

Você pode estar se perguntando: Por quê não utilizar o grupo cíclico de expressões? O grupo cíclico de expressões é limitado para o objeto em que esta utilizando, ou seja, a vantagem de criar essa lista e usar a dupla expansão do sinal de dólar é que podemos alterar a mesma expressão para um número ilimitado de objetos.

Aplicação de exemplo para download

Clique aqui para fazer download da aplicação de exemplo.

É isso pessoal!

Dúvidas, críticas e elogias nos comentários ou então através do facebook: facebook.com/blogdonicolett

Obrigado e até a próxima semana!!

Labels (3)
1 Reply
Not applicable

Esse é um dos posts que fazem valer a pena estar na comunidade !!!

Ótimo Post, me ajudou imensamente, parabéns nicolett.yuri !!!