Skip to main content
Announcements
Accelerate Your Success: Fuel your data and AI journey with the right services, delivered by our experts. Learn More
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
edulaiso
Contributor
Contributor

Dúvida criação Medida com valores mês anterior

Olá sou usuário novo no Qlik e estou tentando desenvolver uma fórmula no set analysis capturando os valores do mês anterior. Por exemplo se eu selecionar o mês de maio, quero uma medida com os valores de abril. Porém não estou conseguindo desenvolver essa parte, mesmo se eu indicar na medida os valores através de uma variável do mês anterior ele não busca esses valores.

Estou utilizando a fórmula abaixo e as variáveis: 

sum({<[Data.autoCalendar.Month]=V_MêsAnterior>}{<[Versão]={'Real'}>} [Valor])

V_Mês Atual

=num([Data.autoCalendar.Month])

V_Mês Anterior

=num([Data.autoCalendar.Month])-1

 

 

 

Labels (2)
1 Reply
HugoRomeira_PT
Creator
Creator

Olá.

Tem alguns problemas com a sintaxe e não conhecendo o seu modelo de dados penso que podem existir alguns problemas comparando os meses (Exemplo: Mudança de ano: Em Janeiro o seu atual será o mês 1, calculando o anterior através da subtração iria dar 1-1 = 0)


Para evitar isto é preferivel usar o conceito de data de inicio e fim de mês.

 

Assim fica com a seguinte expressão:

MÊS ACTUAL

sum([Data.autoCalendar.Date]={">=$(=MonthStart(Max(Data.autoCalendar.Date))) <=$(=MonthEnd(Max(Data.autoCalendar.Date)))"},[Versão]={'Real'}>} [Valor])

 

MÊS ANTERIOR

sum([Data.autoCalendar.Date]={">=$(=MonthStart(AddMonths(Max(Data.autoCalendar.Date),-1))) <=$(=MonthEnd(AddMonths(Max(Data.autoCalendar.Date),-1)))"},[Versão]={'Real'}>} [Valor])

 

Espero que tenha ajudado!

If the issue is solved please mark the answer with Accept as Solution.
If you want to go quickly, go alone. If you want to go far, go together.