Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
borzeto
Contributor II
Contributor II

ORDENAR COLUNA PIVOTADA EM TABELA DINAMICA

Amigos, boa tarde! Tudo bem?

 

Carreguei no Sense uma planilha com todos os períodos em colunas. Ao subir esses dados, fiz u mcrosstable para que ficassem em mês.

 

Agora que criei uma tabela dinâmica, não consigo deixar ordenado por algum dos períodos que tenho na base. Podem me ajudar?

 

Obrigado

5 Replies
borzeto
Contributor II
Contributor II
Author

Por exemplo... Ela tem 10 meses. Quero organizar pelo ultimo mês, mas (acredito que) pela fato de ter pivotado os periodos isso não é possível.

 

Wlad_Masi
Employee
Employee

Pode nos mandar um example de como está a tabela e como gostaria de ver ela?
To help users find verified answers, please don't forget to mark a correct resolution or answer to your problem or question as correct.
borzeto
Contributor II
Contributor II
Author

Claro! Obrigado pela atenção.

Os períodos estão em linha, logo, só consigo ordenar pela soma total de tudo. No exemplo anexo, preciso ordenar pelo mês de janeiro, em ordem decrescente. Em arquivo que os períodos estão em colunas, consegui fazer numa boa.

Note que no segundo quadro os produtos estão ordenados em ordem decrescente, no mês de janeiro.

 

Um abraço e muito obrigado

Wlad_Masi
Employee
Employee

O que está usando como dimension e o que como measure?
Você está pivotando os valores no script ou na pivot table?

Pivot table ordena baseando se na dimension(https://support.qlik.com/articles/000027033), então creio que a única maneira de fazer isso seja com uma formula mais complexa, se possível, ou outra solução que não envolva pito tables.

Temos um outro thread sobre ordem de valores em pivot table.
https://community.qlik.com/t5/QlikView-App-Development/Sorting-in-pivot-tables/td-p/259174

Se possível me mande sua planilha ou seu app para que eu dê uma olhada.
To help users find verified answers, please don't forget to mark a correct resolution or answer to your problem or question as correct.
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Borzeto, boa tarde!

 

Para isso basta colocar la na parte de classificação a seguinte expressão, ajustando-a conforme seus campos.

SUM({<DATA = {'$(=Max(DATA))'} >}VALOR) 

e coloque na ordenação DESC

Isso fará a ordenação que vc precisa, sempre baseado no maior período encontrado, funcionando também caso seja feito filtros de datas.

Qualquer dúvida à disposição.

Thiago Gonçalo