Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Último mês que contém dados

Olá a todos,

Estou com um problema em uma expressão, preciso mostrar o valor do último mês que contém dados, que, necessariamente não é o mês corrente. Estou usando a seguinte expressão:

1. SUM({1<ANO ={$(#=Max(ANO))}, MÊS = {$(#=Max(MÊS))}, GRUPO = {CLIENTES'}>} VALOR))

Na expressão abaixo ao ser colocado em um objeto de texto traz o último mês que contém dados:

2. =month(addmonths(yearstart(today()) , (max({1 <ANO={"$(=ANO(today()))"}>} MES) - 1)))

Como adaptar essa expressão "2" na expressão "1" ou vice-versa.

Desde já agradeço.

4 Replies
Not applicable
Author

vc pode colocar sua expressao 2 em uma variavel "vMes" e usar essa variavel na expressao 1...

1. SUM({1<ANO ={$(#=Max(ANO_FAIXA))}, MÊS = {$(=vMes)}, GRUPO = {CLIENTES'}>} VALOR))

Not applicable
Author

Muito obrigado pela pronta resposta.

Infelizmente não deu certo, coloquei a expressão 2 em uma variável e na expressão 1 coloquei a variável, mas, não traz nenhum valor.

Ao usar a variável em um objeto de texto dar certo.

Se tiver mais alguma sugestão agradeço.

Anonymous
Not applicable
Author

Olá Estefania,

não sei se é bem o seu caso... mas eu ja tive um problema parecido...

eu queria pegar o último mês de cada item da dimensão... porem ele pegava o últimos mês total...

por exemplo... se eu tinha um produto que o ultimo mês era março, e os outros produtos o último mês era fevereiro...  na tabela  quando eu usava um set analysis com MAX... pegava como ultimo mês março, para todos os produtos...

e na caixa de texto, ou quando eu selecionava apenas um item da dimensão, dai funcionava

Substitui o set anlysis por um if, com algumas agregações... e resolveu... tente fazer essa substituição também...

Not applicable
Author

Não é bem isso, mas agradeço pela ajuda. O que acho mais estranho é que funciona ao ser colocado em uma variável e a mesma ser usada em outro objeto, só não funciona ao usá-la na expressão.