Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
jonnathanr
New Contributor III

Ação Condicional de Seleção

Boa tarde amigos,

Preciso fazer uma ação condicional de uma seleção.

Se eu selecionar Dimensão1 no campo _dimensao, quero que selecione automaticamente Dim no campo _dimensao2.

E se eu selecionar qualquer outro valor no campo _dimensao, quero que selecione automaticamente todos os outros valores (Exceto Dim) no campo _dimensao2.

Conforme Exemplo abaixo

condicional.png

Podem me ajudar ?

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
felipedl
Valued Contributor III

Re: Ação Condicional de Seleção

Oi Jonnathan,

Troque a sua expressão por isso aqui no trigger:

'('&concat({<_dimensao2=E({<_dimensao2={"Dim"}>}_dimensao2)>}_dimensao2,'|')&')'

basicamente o que está fazendo é concatenando os valores de quando a _dimensao2 for todos os valores menos o valor "Dim" com o set analysis e a função E() que retorna os excluídos.

No caso do exemplo que tem no aplicativo, a expresssão retorna a string que entramos manualmente: (Dim2|Dim3|Dim4)

Felipe.

7 Replies
jonnathanr
New Contributor III

Consigo fazer a seleção de um valor da _dimensao2 a partir de um valor selecionado na _dimensao através de Disparadores.

Mas não estou conseguindo fazer a condição (conforme citado acima).

Alguma idéia?

Obrigado

thiago_justen
Valued Contributor III

Talvez isso:

Use trigger to select values in one field based on values in another

Re: How to trigger to Sheet on selection of a field value in Table

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
WhatsApp: 24 98152-1675
felipedl
Valued Contributor III

Como o Thiago comentou, para esse caso seria necessário criar um trigger em cima do campo _dimensao

Pra chegar na tela de triggers, selecione "Propriedades do documento" e depois "Triggers"

sample.png

Em seguida, preencha os campos conforme abaixo e assim ao selecionar a Dimensão1, somente DIm será selecionado e caso contrário todas as demais.

sample.png

Segue QVW que usei.

Felipe.

jonnathanr
New Contributor III

Thiago e Felip obrigado pelas respostas, é exatamente isso que preciso mesmo, mas o ELSE está dando problema,

eu não quero colocar todos os valores possíveis como vc colocou Felip, existe alguma função pra pegar todos os valores sem ser necessário fazer a lista de todos eles ?

felipedl
Valued Contributor III

Oi Jonnathan,

Troque a sua expressão por isso aqui no trigger:

'('&concat({<_dimensao2=E({<_dimensao2={"Dim"}>}_dimensao2)>}_dimensao2,'|')&')'

basicamente o que está fazendo é concatenando os valores de quando a _dimensao2 for todos os valores menos o valor "Dim" com o set analysis e a função E() que retorna os excluídos.

No caso do exemplo que tem no aplicativo, a expresssão retorna a string que entramos manualmente: (Dim2|Dim3|Dim4)

Felipe.

jonnathanr
New Contributor III

Perfeito, funcionou.

Muito obrigado!!!

Vou deixar alguns links que me ajudaram também nesse problema:

Use trigger to select values in one field based on values in another

Critérios de seleção de um filtro

felipedl
Valued Contributor III