Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Adicionar Campo após formato feito

Pessoal, tenho uma carga de dados     que ja é feita a algum tempo agora querem um campo novo e quando adiciono ele minha carga incremental Zera (fica so com mes que tem o campo o novo)
teria uma forma de carregar o campo novo na incremental atual sem estragar tudo? pq  a carga colocando null as campo
demoraria o dia todo para fazer

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Julio, sua carga incremental grava em QVDs separados (Ex: um qvd por mês)?

Se isso acontece, você pode até optar por não criar o Null() neste campo para os meses anteriores, porém você vai perder o método de auto concatenação do QlikView.

Ex:

Vendas

LOAD

*

FROM Vendas_*.qvd (qvd);


O resultado não será somente uma tabela de Vendas, pois uns QVDs tem mais colunas que outros (no seu caso apenas 1 coluna).


Se esse for realmente seu cenário, te aconselho a tentar incluir essa coluna em todos os QVDs históricos

View solution in original post

5 Replies
nicolett_yuri

Julio, sua carga incremental grava em QVDs separados (Ex: um qvd por mês)?

Se isso acontece, você pode até optar por não criar o Null() neste campo para os meses anteriores, porém você vai perder o método de auto concatenação do QlikView.

Ex:

Vendas

LOAD

*

FROM Vendas_*.qvd (qvd);


O resultado não será somente uma tabela de Vendas, pois uns QVDs tem mais colunas que outros (no seu caso apenas 1 coluna).


Se esse for realmente seu cenário, te aconselho a tentar incluir essa coluna em todos os QVDs históricos

Not applicable
Author

o problema é que carga histórica, leva pelo menos 30 mins cada...precisava fazer mais rapido, eu gravo mes a mes e tenho que tem todos os dados carregados, meu problema é nesse cara carregado.

nicolett_yuri

Julio, se você quer adicionar essa coluna nos QVDs anteriores e não se importa que tenha o valor Null(), basta você fazer um FOR em seus QVDs e adicionar o valor Null() na leitura desses QVDs e depois grava-los novamente com o mesmo nome. Agora se você quer que essa nova coluna tenha os valores, então você vai ter que refazer a carga no banco de dados.

Eu sempre deixo qvds históricos no mesmo formato (com as mesmas colunas e mesmos nomes), pois isso me poupa muito tempo em caso de manutenção. É melhor você investir algum tempo agora e ter algo organizado, do que ter que fazer isso no futuro, quando houver um PROBLEMA para você resolver.

Not applicable
Author

Não queria fazer isso, mas é que estou fazendo, colocando null no arquivo final somente e fazendo a leitura até mês que nao tinha o campo no mes procedente ja vai estar Ok, vou demorar um tempo mas bem menor que dia todo.

nicolett_yuri

Isso ae