Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Aggr no SetAnalysis

Bom dia,

Estou tentando fazer uma análise de evolução de Mix de Vendas por produto, com um gráfico de linhas conforme esta figura (onde cada linha é um produto):

19cb44561b894318b12cebd26e03adcf.png

A fórmula deve ser: Valor de venda previsto do mês de cada um dos produtos, dividido pelo total previsto (a soma dos percentuais de cada produto é 100%). E o número varia mês a mês, visto que a previsão não é igual todos os meses.

Porém, a ideia é que, não importa o mês que esteja selecionado, o gráfico mostre a evolução do ano selecionado mês a mês.

Estou usando a seguinte expressão:

sum ({< [Mês] =  >}[Receita Bruta Previsto])/Aggr (nodistinct sum ({< [Mês] =  >}[Receita Bruta Previsto]),[Mês/Ano])

porém ela só funciona com a seleção de meses, se eu selecionar um mês específico, agosto por exemplo, traz somente os dados de agosto.

A solução deve ser simples, mas não estou conseguindo chegar nela, podem me ajudar?

Obrigada

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

"Valor de venda previsto do mês de cada um dos produtos, dividido pelo total previsto"


Acredito que isso abaixo possa atender:

sum ({< [Mês] =  >}[Receita Bruta Previsto]) / sum ( TOTAL <[Mês/Ano]> {< [Mês] =  >} [Receita Bruta Previsto])

View solution in original post

15 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

É porque um Aggr() retorna normalmente uma lista de valores, não um número apenas (a não ser no seu caso quando você filtra um mês).

Se possivel poste uma planilha com os valores e qual o retorno esperado

Como obter ajuda? Leia antes de postar

Clever_Anjos
Employee
Employee

"Valor de venda previsto do mês de cada um dos produtos, dividido pelo total previsto"


Acredito que isso abaixo possa atender:

sum ({< [Mês] =  >}[Receita Bruta Previsto]) / sum ( TOTAL <[Mês/Ano]> {< [Mês] =  >} [Receita Bruta Previsto])

Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia!

Obrigada pela resposta.. mas ela resolveu em partes, agora os meses estão aparecendo como preciso, se eu seleciono agosto, estão aparecendo todos os meses de 2017, porém, a divisão está acontecendo pelo total previsto de janeiro a agosto ( a soma do previsto de todos os meses), e não pelo total de cada mês.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Qual é o campo que está na sua dimensão?

Anonymous
Not applicable
Author

Os campos são Mês/Ano e Família

Clever_Anjos
Employee
Employee

é possível anexar seu qvf?

Anonymous
Not applicable
Author

Pior que não, não tenho autorização. Vou tentar fazer uma versão simplificada que consiga reproduzir o erro e anexo aqui.

Obrigada por enquanto.

Anonymous
Not applicable
Author

Olá Clever.

Obrigada pela ajuda, ao tentar criar um modelo para postar aqui, acabei refazendo o gráfico a partir do zero, e descobri que o problema que ele não estava fazendo corretamente, é que na dimensão Mês/Ano eu estava fazendo um "filtro" para que mostrasse os meses de janeiro até o mês selecionado, e esse "filtro" estava atrapalhando o cálculo, quando usei a dimensão Mês/Ano simples, o problema resolveu com a fórmula que você sugeriu:

sum ({< [Mês] =  >}[Receita Bruta Previsto]) / sum ( TOTAL <[Mês/Ano]> {< [Mês] =  >} [Receita Bruta Previsto])


A fórmula está correta e funciona perfeitamente.


Muito obrigada

Clever_Anjos
Employee
Employee

Que bom que deu certo, eu imaginava que houvesse algo diferente mesmo.

Eu uso essa técnica diariamente sem problemas