Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

(Ajuda) Alertas por e-mail - Recurso do Qlikview Server

Caros colegas,

Sabemos que o Qlikview Server dispõem de um recurso que envia alertas por e-mail se a carga de um documento der errado.

Basicamente imaginei que seria somente realizar a configuração dos e-mails que eu desejo que receba os alertas nos respectivos campos, porém realizei testes e não funcionou.

Em anexo encaminho os campos onde devo acrescentar os e-mails.

Eu ainda não tenho muito conhecimento mais acredito que alguem possa me ajudar quanto a isso.

Deve está faltando eu realizar alguma configuração, será que alguém pode me orientar?

OBS: realizei uma pesquisa mais não encontrei nada específico com o meu problema.

Desde já agradeço a ajuda e Abraço aos colegas!


Bruno Triunfo.

1 Solution

Accepted Solutions
rphpacheco
Creator III
Creator III

Boa tarde Bruno Triunfo.

Realmente é necessário realizar uma configuração para que seja vinculado um endereço de email válido aos alertas emitidos nestas ocasiões.

Basta seguir as explcações que fiz em uma imagem que anexei.

O caminho é System -> Mail Server.

  • Host Name: inclua o nome do host do email (Emitente).
  • Port: Numero da porta utilizada. Ex: 25
  • Email Format: Eu utilizo Plain, mas se quiser que seja apresentado em HTML pode ser tmbm.
  • SMTP Server Timeout: Coloco 100 Seconds
  • From Adress: Será o endereço que aparecerá como Emitente. Esta função é legal por que você não precisa criar uma conta especifica para os alertas. no meu caso eu inclui da seguinte forma: qlikview@<nomedaempresa>.com.br
  • Selecione o modo de autenticação "User name and password"
  • User Name: um endereço válido de email - aqui onde trabalho coloquei o meu mesmo.
  • Password: senha

Não tem erro, aqui funciona direitinho

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Um abraço!

View solution in original post

9 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Boa tarde Bruno Triunfo.

Realmente é necessário realizar uma configuração para que seja vinculado um endereço de email válido aos alertas emitidos nestas ocasiões.

Basta seguir as explcações que fiz em uma imagem que anexei.

O caminho é System -> Mail Server.

  • Host Name: inclua o nome do host do email (Emitente).
  • Port: Numero da porta utilizada. Ex: 25
  • Email Format: Eu utilizo Plain, mas se quiser que seja apresentado em HTML pode ser tmbm.
  • SMTP Server Timeout: Coloco 100 Seconds
  • From Adress: Será o endereço que aparecerá como Emitente. Esta função é legal por que você não precisa criar uma conta especifica para os alertas. no meu caso eu inclui da seguinte forma: qlikview@<nomedaempresa>.com.br
  • Selecione o modo de autenticação "User name and password"
  • User Name: um endereço válido de email - aqui onde trabalho coloquei o meu mesmo.
  • Password: senha

Não tem erro, aqui funciona direitinho

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Um abraço!

Not applicable
Author

Raphael,

Muito obrigado pela ajuda, vou realizar as configurações e retorno com meu posicionamento.

abraço!

Bruno Triunfo.

Not applicable
Author

Raphael,

Está falhando o envio de e-mail.

Por que será?

Estou utilizando minha credencial e tudo e mesmo assim não funciona.

failure sending email

abraço!

obrigado pela ajuda.

Bruno Triunfo.

rphpacheco
Creator III
Creator III

Incluísse o Host corretamente Bruno?

Aqui uso o próprio da empresa em que trabalho (mail.<empresa>.com.br)

Abs.

Not applicable
Author

Raphael,

Excelente meu amigo, funcionou perfeitamente!

Muito obrigado mesmo, ontem estava tão cansado que não me liguei que estava colocando o host errado.

abraço e muito obrigado!

Bruno Triunfo.

rphpacheco
Creator III
Creator III

Opa, que bom que deu certo. Estes alertas são muito importantes para a administração das cargas. Inclusive hoje tive um alerta me indicando a falha no carregamento de um QVW e estou verificando qual a causa nos logs

Um abraço!

Not applicable
Author

Raphael,

cara muito obrigado mesmo, eu acho super importante também.

Eu só acho que o log de erros que são apresentados não são claros, ele apontam para o documento que apresentou falha mais não esclarece exatamente o que apresentou o problema.

Seguindo recomendações de um amigo aqui da comunidade o Rodolfo, eu acho que a melhor forma de concluir o foco do erro é debugando o código mesmo.

Valeu pela experiencia trocada.

Obrigado mesmo!

Abraço!

Bruno Triunfo.

guilherme_olive
Partner - Creator
Partner - Creator

Bruno,

Essa questão do erro e de LOG precisa entender melhor onde ocorre o erro.

Se o erro ocorre na console o LOG da console consegue informar onde foi o erro.

Se o erro ocorre no script do QVW a console vai informar que houve um erro, mas o LOG da console não consegue mostrar onde foi o erro, neste caso você precisa olhar o LOG do QVW, isso se ele foi ativado.

O LOG do QVW mostra a execução do script, então se o erro foi no Script este LOG vai mostrar exatamente onde foi o erro.

Para ativar o LOG do QVW, abra o QVW no Qlikview Desktop vá em Configuração -> Propriedades do Documento -> Aba Geral -> Ative a opção Gerar Arquivo Log.

Você pode ativar também a opção de Data/hora no nome do LOG, caso não ative o LOG será sobrescrito a cada reload.

Not applicable
Author

Guilherme,

Valeu pela dica.

Muito obrigado!

Abraço!

Bruno Triunfo.