Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
Not applicable

Ajuda com Expressão

Fala pessoal.

Preciso de uma ajuda com uma expressão que estou criando.

Em resumo necessito saber o valor das vendas de a acordo com duas condições, sendo:

= Sum ({< Situação da Conta - {'Realizada'}, Data_Abertura = {'01/01/2015 '}>} [Valor da Venda] )

Isso funciona muito bem, mas a data fica restrita.

O que preciso é colocar uma segunda variável no lugar dessa data fixa, sendo:

= Sum ({< [Situação da Conta] - {'Realizada'}, Data_Abertura = Data_Inicio >} [Valor da Venda])

Acontece que não é simples da forma que imaginei. Da erro ao tentar dessa forma.

Alguém saberia me informar uma forma correta de fazer?

Obrigado.

Tags (1)
9 Replies

Re: Ajuda com Expressão

= Sum ({< [Situação da Conta] - {'Realizada'}, Data_Abertura = {'$(vVariavel)'} >} [Valor da Venda])

Respondi, mas me veio uma dúvida.

Essa segunda data estará em uma variável mesmo?

Not applicable

Yuri, obrigado pela ajuda.

Não sei se o nome correto é variável. Vou tentar explicar de outra forma.

Na tabela que eu carreguei para o Qlik tem nas colunas "Situação da Conta", "Data_Abertura", "Data_Início" e "Valor da Venda".

Nas linhas os valores respectivos.

O que preciso é que o valor referente a coluna "Data_Abertura" seja igual ao da coluna "Data_Início".

Denis, então crie um campo flag em seu script indicando quando essas datas sejam iguais e depois faça um set analysis olhando esse campo, segue exemplo:

no script...

if( Data_Abertura = Data_Início, 1, Null()) as FLG

na expressão do gráfico

Sum ({< [Situação da Conta] - {'Realizada'}, FLG= {1} >} [Valor da Venda])

Not applicable

Yuri,

Fazendo desta forma a data ficaria de uma forma fica também.

Essa data início é um calendário que tenho gerado no script. O que preciso é que quando eu trocar essa data, em uma lista por exemplo, o gráfico refaça o calculo de acordo com a data escolhida.

Agradeço novamente pela ajuda que esta dando.

joao_sp_campina
Contributor II

Denis,

Segue anexo um exemplo com o set analisys na expressão com a variável de data. Veja se te ajuda.

João Carlos Ferreira

Not applicable

João, Desta forma funcionou. Obrigado.

Será que existe uma forma de ao invés de considerar apenas o valor igual considerar <= sem eu ter que selecionar todas essas datas?

De alguma forma ele entender que quero todas as datas menores que a selecionada?

joao_sp_campina
Contributor II

Denis bom dia,

Veja agora como ficou. Agora é considerado todos os produtos referentes na data atual e em datas menores.

João Carlos

Employee
Employee

Já achou uma solução? Se sim, marque umas das respostas como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter o forum organizado.