Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
branderbwcs
Contributor III
Contributor III

Ajuda com modelagem de dados

Pessoal, boa tarde!

Presto serviço para uma empresa no ramo de locação de veículos e recebi uma demanda para exibir em um único painel vários indicadores da sobre a frota.

Fatos:

1 - Infrações de trânsito (valor, tipo de infração, quantidade, cliente, veículo)

2 - Sinistros (valor, tipo de sinistro, quantidade, cliente, veículo)

3 - Compras (valor, tipo de compra, quantidade, cliente, veículo)

4 - Histórico da frota (localidade, km, situação, cliente, veículo)

Dimensões:

1 - Cliente (segmento, grupo, razão)

2 - Tempo (ano, mês, dia)

3 - Veículo (placa, modelo, marca, datacompra)

Como ficaria o modelo destes dados? Não consegui enquadrar esta demanda em um modelo "Star" ou "Snow" pois ambos partem do princípio de somente um fato. Vocês podem me ajudar? Tenho uma ideia de como eu vou desenvolver, mas gostaria da opinião de vocês.

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
srchagas
Creator III
Creator III

Voce pode fazer uma Linktable,

Mas a volumetria desse dados e grande? Pq se for muito grande nao te recomendo tabela concactenada e sim uma Linktable.

No concatenado tu pode criar um campo "TipoFato" onde nele voce define de qual fato e..por exemplo

imagine que tu tens

Fato :

Infrações de trânsito

valor,

tipo de infração,

quantidade,

cliente,

veículo

'Infracoes' as TipoFato

Sinistros

valor,

tipo de sinistro,

quantidade,

cliente,

veículo

'Sinistro' as TipoFato


Quantidade, cliente e veiculos vao ter o mesmo nome, porem ficaram empilhados embaixo um do outro pro causa do tipo fato, quando for fazer a soma e so fazer:


Sum {< TipoFato = {'Infracoes'}>} valor)  <<<--------Retorna somente os valores de infracoes


Sum {< TipoFato = {'Sinistro'}>} valor)  <<<--------Retorna somente os valores de Sinitros




maiores expliacoes: Understanding Join, Keep and Concatenate


View solution in original post

6 Replies
Anonymous
Not applicable

Já tentou utilizar uma fato concatenada?

branderbwcs
Contributor III
Contributor III
Author

Como eu faria isto?

Com estas dimensões e fatos qual solução você propõe?

Anonymous
Not applicable

As dimensões vc deixa do jeito que está

Nas fatos, vc utiliza um CONCATENATE(aproveitando e mudando os nomes dos campos que estiverem iguais, como por exemplo, valorSinistro, valorCompras, etc ), assim, vc terá todas as fatos juntas em uma só, e todas as dimensões ligadas à ela

srchagas
Creator III
Creator III

Voce pode fazer uma Linktable,

Mas a volumetria desse dados e grande? Pq se for muito grande nao te recomendo tabela concactenada e sim uma Linktable.

No concatenado tu pode criar um campo "TipoFato" onde nele voce define de qual fato e..por exemplo

imagine que tu tens

Fato :

Infrações de trânsito

valor,

tipo de infração,

quantidade,

cliente,

veículo

'Infracoes' as TipoFato

Sinistros

valor,

tipo de sinistro,

quantidade,

cliente,

veículo

'Sinistro' as TipoFato


Quantidade, cliente e veiculos vao ter o mesmo nome, porem ficaram empilhados embaixo um do outro pro causa do tipo fato, quando for fazer a soma e so fazer:


Sum {< TipoFato = {'Infracoes'}>} valor)  <<<--------Retorna somente os valores de infracoes


Sum {< TipoFato = {'Sinistro'}>} valor)  <<<--------Retorna somente os valores de Sinitros




maiores expliacoes: Understanding Join, Keep and Concatenate


branderbwcs
Contributor III
Contributor III
Author

Thiago, boa tarde!

Era isto mesmo, eu já estava pensando em resolver com link table mas deu certinho. Obrigado aí galera, segue abaixo a imagem com o modelo.

Muito obrigado.Modelo.png

marcelvinicius
Creator III
Creator III

Bom dia Amigo Brander,

Por gentileza, pode colocar a resposta do amigo srchagas‌ como correta? assim encerra o tópico.

Atenciosamente.