Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
wagnerfjr
New Contributor III

Ajuda com sum(distinct)

Ola Galera boa noite, eu dinovo.

Eu estou fazendo um dashboard e me deparei com o seguinte problema, eu montei minha fato e devido conter alguns campos repetidos eu necessito utilizar o distinct para somar o total financiado do veiculo, qual o problema ? se eu exportar o conteudo dessa soma para o excel, e la somar as linhas, o total bate certinho, porém o totalizador da tabela dinamica e o total apresentado nos graficos de barra por exemplo, são totalmente diferentes, segue uma foto.

vejam que se eu somar as linhas, chego num valor de

3.117.609,11

Grafico.png

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions

Re: Ajuda com sum(distinct)

Isso é normal acontecer em tabela dinâmica, pois ela refaz o cálculo no total para as dimensões. O que esta ocorrendo é que como sua conta é com DISTINCT e você possui documentos diferentes com o mesmo valor, o total da tabela dinâmica ignora-os.

Muito cuidado com esse DISTINCT, talvez seja melhor você corrigir isso.

Voltando ao seu problema, basta utilizar a função AGGR para forçar o somatório de linhas conforme expressão de exemplo:

SUM(AGGR(SUM( DISTINCT VALOR), DIMENSAO_GRAFICO))

3 Replies

Isso é normal acontecer em tabela dinâmica, pois ela refaz o cálculo no total para as dimensões. O que esta ocorrendo é que como sua conta é com DISTINCT e você possui documentos diferentes com o mesmo valor, o total da tabela dinâmica ignora-os.

Muito cuidado com esse DISTINCT, talvez seja melhor você corrigir isso.

Voltando ao seu problema, basta utilizar a função AGGR para forçar o somatório de linhas conforme expressão de exemplo:

SUM(AGGR(SUM( DISTINCT VALOR), DIMENSAO_GRAFICO))

wagnerfjr
New Contributor III

Yuri obrigado pela resposta, realmente funcionou, e você esta certissimo, como desenvolvedor eu sei que utilizar o distinct é menos aconselhavel, porém neste caso aqui eu não tenho como correr disso, mesmo assim, meu muito obrigado resolveu mesmo.

Opa, isso ae !