Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Ajuda com sum(distinct)

Ola Galera boa noite, eu dinovo.

   Eu estou fazendo um dashboard e me deparei com o seguinte problema, eu montei minha fato e devido conter alguns campos repetidos eu necessito utilizar o distinct para somar o total financiado do veiculo, qual o problema ? se eu exportar o conteudo dessa soma para o excel, e la somar as linhas, o total bate certinho, porém o totalizador da tabela dinamica e o total apresentado nos graficos de barra por exemplo, são totalmente diferentes, segue uma foto.

vejam que se eu somar as linhas, chego num valor de

3.117.609,11

Grafico.png

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Isso é normal acontecer em tabela dinâmica, pois ela refaz o cálculo no total para as dimensões. O que esta ocorrendo é que como sua conta é com DISTINCT e você possui documentos diferentes com o mesmo valor, o total da tabela dinâmica ignora-os.

Muito cuidado com esse DISTINCT, talvez seja melhor você corrigir isso.

Voltando ao seu problema, basta utilizar a função AGGR para forçar o somatório de linhas conforme expressão de exemplo:

SUM(AGGR(SUM( DISTINCT VALOR), DIMENSAO_GRAFICO))

View solution in original post

3 Replies
nicolett_yuri

Isso é normal acontecer em tabela dinâmica, pois ela refaz o cálculo no total para as dimensões. O que esta ocorrendo é que como sua conta é com DISTINCT e você possui documentos diferentes com o mesmo valor, o total da tabela dinâmica ignora-os.

Muito cuidado com esse DISTINCT, talvez seja melhor você corrigir isso.

Voltando ao seu problema, basta utilizar a função AGGR para forçar o somatório de linhas conforme expressão de exemplo:

SUM(AGGR(SUM( DISTINCT VALOR), DIMENSAO_GRAFICO))

Anonymous
Not applicable
Author

Yuri obrigado pela resposta, realmente funcionou, e você esta certissimo, como desenvolvedor eu sei que utilizar o distinct é menos aconselhavel, porém neste caso aqui eu não tenho como correr disso, mesmo assim, meu muito obrigado resolveu mesmo.

nicolett_yuri

Opa, isso ae !